Questões sobre Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária

Em relação a supressão de vegetação nativa para uso alternativo do solo, analise as afirmativas abaixo: 


I.É permitida a conversão de vegetação nativa para uso alternativo do solo no imóvel rural que possuir área abandonada.

II.No caso de reposição florestal, deverão ser priorizados projetos que contemplem a utilização de espécies nativas do mesmo bioma onde ocorreu a supressão.

III.Nas áreas passíveis de uso alternativo do solo, a supressão de vegetação que abrigue espécie da flora ou da fauna ameaçada de extinção, segundo lista oficial publicada pelos órgãos federal ou estadual ou municipal do Sisnama, ou espécies migratórias, dependerá da adoção de medidas compensatórias e mitigadoras que assegurem a conservação da espécie.

IV.A supressão de vegetação nativa para uso alternativo do solo, somente de domínio privado, dependerá do cadastramento do imóvel no CAR.


Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?

#Questão 1008198 - Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, IADES, 2022, ADASA, Regulador de Serviços Públicos - Engenharia Ambiental e Sanitária

Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
BRASIL. Lei nº 9.795/1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em:<planalto.gov.br>. Acesso em: 19 jun. 2022.
Em relação às definições de educação formal e não formal, apresentadas pela Política Nacional de Meio Ambiente, assinale a alternativa correta. 

#Questão 1008204 - Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, IADES, 2022, ADASA, Regulador de Serviços Públicos - Engenharia Ambiental e Sanitária

Imagem associada para resolução da questão


Do volume de água em escala global, estima-se que 20.000 km3 estejam na atmosfera, 40.000 km3 , no solo e 2.000.000.000 km3 , nos oceanos. Considere os fluxos anuais entre os compartimentos hidrológicos, descritos na tabela apresentada.


Com base nos dados mencionados, em escala global, o tempo de residência da 

#Questão 1008207 - Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, IADES, 2022, ADASA, Regulador de Serviços Públicos - Engenharia Ambiental e Sanitária

O Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5/2017 dispõe acerca dos procedimentos de controle e da vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. A respeito desse anexo, assinale a alternativa correta. 

#Questão 1008209 - Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, IADES, 2022, ADASA, Regulador de Serviços Públicos - Engenharia Ambiental e Sanitária

Pode parecer estranho, mas o vídeo que repercutiu, na internet, de camarões no Lago Paranoá não deveria ser visto com tanta anormalidade. Certo biólogo da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que trabalha há mais de 30 anos no Lago Paranoá e acompanhou esta transformação, diz que achar esses seres em profundidade de 30 metros é o resultado do trabalho de melhora da água. “Na década de 1980, já era possível ver camarões, mas nos córregos que chegavam até o Paranoá. No lago mesmo, não tinha oxigênio para que eles sobrevivessem.”
Disponível em: <https://www.metropoles.com/distrito-federal/saiba-por-que-camaroes-comecaram-a-aparecer-no-lago-paranoa>. Acesso em: 17 jun. 2022, com adaptações.
A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis