Questões de Engenharia Ambiental

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental

Os principais elementos do clima são a radiação, a circulação atmosférica e a umidade. Mas existem outros elementos, como a chuva, a nebulosidade, a evaporação e a pressão, que estão interligados com os primeiros e que desempenham papéis importantes no clima. A interação de todos esses elementos torna complexo o conhecimento do clima e faz que a meteorologia tenha dificuldades de previsão para períodos maiores que alguns dias. Nesse sentido, julgue os itens subseqüentes, relativos a previsão do tempo.

As informações obtidas por meio de satélites meteorológicos são de fundamental utilidade na análise do tempo nas escalas regional e global. Os estudos relativos à hidrologia de bacia hidrográfica são possíveis com a utilização de sensores remotos instalados em satélites.

Em relação às variáveis hidrológicas, julgue o próximo item.

Entre os modelos mais simples em hidrologia destaca-se a equação do balanço hídrico para um determinado intervalo de tempo e para uma dada bacia hidrográfica. Negligenciando-se a contribuição subterrânea de fora da bacia e a recarga de aqüíferos profundos, essa equação resulta em PET = D + S, em que P representa a precipitação, ET, a evapotranspiração, D, o deflúvio e S, a variação do armazenamento.

Os levantamentos topográficos e batimétricos são recursos auxiliares na operação de estações fluviométricas. Em relação a esse tipo de caracterização ambiental, julgue o item abaixo.

O método tradicional para levantamento batimétrico pode ser realizado com o auxílio de molinete hidrométrico. Esse método consiste em determinar a área da seção e a velocidade média do fluxo que passa nessa seção. A área é determinada por meio da medição da largura do rio e da profundidade em um ponto central da seção, chamado de vertical, no qual também é realizada a medição da velocidade com molinete hidrométrico, em um número significativo de pontos a diferentes profundidades, que irão originar a velocidade média na vertical.

O transporte de sedimentos pelos rios é um fenômeno complexo que depende de processos erosivos que ocorrem nas vertentes da bacia e no leito e nas margens dos rios e que fornecem material que, por sua vez, depende da energia do fluxo para ser transportado. A combinação dessas variáveis, fornecimento de material e energia do fluxo, resulta em um fenômeno com grande variação no tempo e no espaço. Em relação a esse tipo de transporte, julgue o próximo item.

O transporte de sedimentos em rios, composto exclusivamente por cargas em suspensão, é baseado em um mecanismo único: o transporte de fundo. O transporte de sedimentos de fundo é caracterizado pelo rolamento dos sedimentos do leito, decorrente da energia dos turbilhões de escoamento turbulento responsável por manter as partículas sólidas em suspensão.

O Índice de Qualidade de Vida Urbana é um instrumento que dá subsídios para a implantação de planos de desenvolvimento e de gestão da distribuição das atividades em uma cidade. O método utilizado para a verificação deste índice é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis