Questões de Engenharia Agronômica da IOBV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica da IOBV

Um agricultor solicitou assistência para verificação de uma doença que ocorria em sua lavoura de soja. Constatou-se que os primeiros sintomas eram caracterizados por minúsculos pontos (no máximo 1 mm de diâmetro) mais escuros do que o tecido sadio da folha, de uma coloração esverdeada a cinza-esverdeada, com presença de urédias na parte adaxial da folha. As urédias mais velhas adquirem cor castanho-escura, e se abrem num minúsculo poro, expelindo os esporos hialinos que são disseminados pelo vento. O tecido da folha ao redor das urédias adquire coloração castanho-clara a castanha-avermelhada. Os sintomas comentados acima tratam-se de que doença da cultura da soja?

Dentre os métodos de controle de praga, podem-se citar: métodos mecânicos, culturais, resistência de plantas, controle por comportamento, controle físico, controle biológico, controle autocida, controle químico e legislativos. Um dos métodos de controle legislativo, que possui grande importância para a produção nacional, é o serviço quarentenário. Do ponto de vista quarentenário, uma praga é qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos para os vegetais ou produtos vegetais. Sobre o método de controle por serviço quarentenário pergunta-se a definição de praga quarentária A2.

Para o controle de vaquinha-verde-amarela (Diabrotica speciosa) na cultura da soja, recomenda-se fazer o tratamento de semente com fipronil. O produto comercial possui a concentração de 250 g.L-1 do princípio ativo. Recomenda-se 50 mL/100 kg sementes de princípio ativo em um volume de calda de 600 mL/100 kg sementes. Qual o volume de água para 1 L do produto químico?

Qual a altura piezométrica de um conduto para transportar água líquida sob a pressão de 4 kgf.cm-2. Massa específica da água = 1000 kgf.m-3.

A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente parte de plantas, originando indivíduos idênticos à planta mãe. Dentre as vantagens pode-se citar a formação de plantios clonais de alta produtividade e uniformidade. Em contrapartida, destacam-se as desvantagens de risco de estreitamento da base genética e a dificuldade de enraizamento em algumas espécies. Para aumentar a porcentagem de enraizamento de algumas espécies, é conveniente a aplicação do seguinte hormônio nas estacas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis