Questões de Engenharia Agronômica da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica da FUNDATEC

A principal característica das operações estruturantes, via Corporate Finance, é que a análise da capacidade de pagamento para concessão do crédito, a avaliação de risco e a estruturação das garantias à operação recaem principalmente sobre a empresa e não sobre o projeto. No aspecto das relações do projeto com a saúde financeira e patrimonial do proponente do pedido de financiamento, é INCORRETO afirmar que:

A decisão sobre apoiar financeiramente ou não um projeto também deve se assentar na visão de alternativas de investimentos na inovação. Ademais, devem-se considerar os sistemas de amortização das dívidas, a vida útil das máquinas e a respectiva depreciação e, ainda, outras garantias de suporte à tomada de decisão pelo analista de crédito, inclusive os possíveis impactos socioambientais. Tais dados e informações necessitam estar demonstrados em balanços (patrimoniais e de resultados da empresa ou pessoa física), fluxos de caixa realísticos e cronogramas físico-financeiros precisos, claramente integrados à matriz de insumo-produto, e resumidos em sistemas de planilhas do editor Excel ou similares. Nessa conjuntura, a capacidade de obtenção de crédito de um projeto é função de algumas fontes de garantias, entre elas:

I. Lucratividade esperada, com base na taxa de retorno, para os credores se convencerem da robustez econômica para amortização das dívidas.

II. Suporte complementar de crédito por terceiros, sendo necessário que patrocinadores ou outros beneficiários do projeto comprovem um suplemento de aporte, tendo por objetivo minimizar o risco de inadimplência.

III. Percentual de valor em risco do capital próprio dos patrocinadores nos ativos do projeto: quanto menor for essa relação, menor será o índice da dívida sob o total do patrimônio e, portanto, maior o risco para os credores.

IV. Ativos e passivos ambientais: em projetos de uso de recursos naturais, eles possuem importância para fundamentar a obtenção de crédito.

Quais estão corretas?

A análise dos investimentos envolve coleta de dados, cálculos de índices e comparação de indicadores, em apoio à tomada de decisão sobre a aplicação de recursos com prazos variados e respectivos impactos econômicos ou socioambientais, com o objetivo de propiciar retorno adequado aos investidores proprietários do capital. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo, no sentido de identificar se elas são etapas e aspectos importantes da análise de projetos de investimento:

I. Análise de rentabilidade (RL, RF etc.), análise de viabilidade financeira (VPL, TIR e Payback) e definição do método de custeio.

II. Planejamento e controle da capacidade produtiva, estimativa dos custos de investimento e avaliação das possíveis externalidades.

III. Projeção de demanda, análise dos fatores de influência e avaliação da possibilidade de expansão.

IV. Análise de riscos e incertezas do negócio pretendido, estimativas de receita com base nos volumes e preços, e segmentação de mercado.

V. Consideração dos custos de exaustão da terra e dos custos de oportunidade do capital e da exploração excessiva do agroecossistema.

Quais estão corretas?

As avaliações dos níveis de remuneração dos insumos (inputs) mobilizados para uma atividade produtiva na Agronomia possuem sólida base teórica e amplo apoio de técnicas de cálculo, bem como de planilhas para computadores e ferramentas informatizadas, inclusive na forma de aplicativos disponíveis na Internet. Dominar esses conteúdos é tão importante quanto interpretar corretamente os significados dos resultados obtidos nas estimativas de desempenho econômico-financeiro. Nesse sentido, considerando os indicadores de eficiência econômica e índices de viabilidade econômica de projetos agropecuários e agroindustriais, relacione a Coluna 1 com a Coluna 2.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A análise de tecido vegetal é uma das técnicas utilizadas para a verificação do estado nutricional das plantas, permitindo uma avaliação complementar das condições de fertilidade do solo. A coleta de tecido para análise deve ser feita, portanto, de forma adequada. É necessário conhecer o estádio recomendado para a coleta das amostras, que varia entre espécies. A seleção da parte amostrada da planta é de grande importância, pois há diferenças no teor de nutrientes entre folhas, caules e raízes. Na cultura do arroz, a parte da planta que deve ser amostrada ________ e a amostragem deve ser feita ___________.

Qual alternativa preenche, correta e respectivamente, as lacunas acima?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis