Questões de Engenharia Agronômica da CONSULPLAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica da CONSULPLAN

Irrigação localizada é o sistema de irrigação em que a água é aplicada diretamente na região radicular em pequenas intensidades (baixa vazão) e alta frequência (turno de rega pequeno), mantendo o solo próximo à capacidade de campo. Marque a alternativa INCORRETA em relação à irrigação localizada:

O Brasil possui um rebanho bovino com milhões de cabeças pertencentes a um enorme contingente de produtores. Entretanto, discute-se muito acerca do bovino ideal para confinar. O animal deve apresentar boa estrutura corporal, com potencial genético para altos ganhos de peso diário e elevado rendimento de carcaça. O confinador necessita de um conjunto de informações que direcione o processo de seleção de bovinos para seu empreendimento, de modo a potencializar o retorno econômico. Para isso, devem ser tomadas medidas de ordem sanitária, pelo menos duas semanas antes do confinamento animal. Acerca disso, marque a alternativa INCORRETA:

Doença é resultante da interação entre hospedeiro, agente causal e ambiente. Diversos critérios, baseados no hospedeiro ou no agente causal, têm sido usados para classificar doenças de plantas. No processo doença, estão envolvidas alterações na fisiologia do hospedeiro. Com base neste aspecto, foi proposta uma classificação para as doenças de plantas baseada nos processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos. Os processos fisiológicos vitais de uma planta estão descritos nas alternativas abaixo, EXCETO:

A maioria dos fitopatógenos apresenta uma fase do seu ciclo vital caracterizada pelo parasitismo, na qual ocorre a exploração nutricional do hospedeiro pelo parasita. Em conseqüência, são observados os sintomas e os danos correspondentes, através da diminuição no rendimento da cultura. O controle de doenças de plantas é o mais importante objetivo prático da Fitopatologia. Um dos métodos utilizados pelos agricultores atualmente é o "Método de Controle Cultural". Das alternativas abaixo, todas são práticas culturais, EXCETO:

A murcha - bacteriana Pseudomonas solanacearum (Smith) Dows é uma doença típica do tomateiro Lycopersicum esculetum Mill. A doença é típica de solos tropicais e subtropicais onde ocorre com alta freqüência. No entanto, pode ocorrer em áreas de clima temperado. Constitui um "pesadelo" que aflige todos os tomaticultores, devido às dificuldades para o seu controle. O controle da murcha bacteriana é extremamente difícil principalmente em condições favoráveis à doença. A maioria das medidas de controle recomendadas são preventivas procurando impedir ou retardar o aparecimento do patógeno na cultura. Entre as diversas medidas de controle abaixo, todas estão corretas, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis