Questões sobre Controle de Qualidade e Tecnologia dos Produtos Agropecuários

Acerca da formação e da conservação do acervo botânico do SRBM, julgue os itens que se seguem. Durante suas viagens em busca de novas espécies, Burle Marx presenciou a destruição dos biomas brasileiros e, embora ele tivesse uma preocupação com o assunto, não era meta do seu trabalho resgatar e conservar a flora nativa.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca da formação e da conservação do acervo botânico do SRBM, julgue os itens que se seguem. As plantas coletadas e aclimatizadas no SRBM eram utilizadas como matrizes para a produção de mudas, que atendiam a demanda tanto de projetos paisagísticos quanto de estudos científicos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca da formação e da conservação do acervo botânico do SRBM, julgue os itens que se seguem. As coleções do SRBM são totalmente compostas por plantas cultivadas no Brasil, tendo sido a maioria delas nomeada em homenagem ao paisagista Burle Marx, como é o caso da Goeppertia burle-marxii, atualmente reclassificada e denominada de Calathea burle-marxii.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca da formação e da conservação do acervo botânico do SRBM, julgue os itens que se seguem. No SRBM, plantas de sombra são mantidas em ripados ou sombrais, cujos nomes foram dados por Burle Marx em homenagem a amigos que contribuíram para a formação das coleções, entre eles, o botânico Adolfo Duke.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação ao tombamento e à preservação do patrimônio do SRBM, julgue os itens seguintes. Na década de oitenta do século passado, Darcy Ribeiro, então secretário extraordinário de ciência e cultura do estado do Rio de Janeiro, solicitou ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) estudo sobre a preservação da produção botânica e artística de Roberto Burle Marx.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação ao tombamento e à preservação do patrimônio do SRBM, julgue os itens seguintes. O tamanho do acervo e as dificuldades práticas de manutenção das coleções foram alguns dos motivos que levaram Burle Marx a efetivar a doação do Sítio à União.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação ao tombamento e à preservação do patrimônio do SRBM, julgue os itens seguintes. O processo inicial de tombamento do SRBM tinha como enfoque principal a conservação das coleções vivas, sem a preocupação de se avaliar a estrutura física do Sítio.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação ao tombamento e à preservação do patrimônio do SRBM, julgue os itens seguintes. Atualmente, todas as coleções vivas do SRBM estão devidamente catalogadas, com amostras de plantas mantidas em herbário para fins de identificação.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Além da conservação de coleções vivas, o SRBM exerce ainda um importante papel social ao oferecer à comunidade atividades educativas voltadas à conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. Com relação à importância da educação ambiental e patrimonial e aos diferentes aspectos relacionados a essa temática, julgue os próximos itens. A educação patrimonial envolve processos educativos formais e não formais, proporcionando compreensão social e histórica das referências culturais e colaborando para o seu reconhecimento, sua valorização e sua preservação.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Além da conservação de coleções vivas, o SRBM exerce ainda um importante papel social ao oferecer à comunidade atividades educativas voltadas à conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. Com relação à importância da educação ambiental e patrimonial e aos diferentes aspectos relacionados a essa temática, julgue os próximos itens. Na educação ambiental, o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: