Questões sobre Métodos de Controle de Pragas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Métodos de Controle de Pragas

#Questão 1125172 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Métodos de Controle de Pragas, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Agronomia/Fitotecnia e defesa Fitossanitaria

O uso de controle biológico de insetos-praga tem crescido nos últimos anos, ampliando o arcabouço de ferramentas para manejo de pragas em campo. Uma dessas ferramentas é o uso de parasitoides. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de parasitoides ao  seu respectivo modo de agir.

Coluna 1

1. Primário. 2. Ectoparasitoide. 3. Endoparasitoide. 4. Idiobionte. 5. Coinobionte. 

Coluna 2 
( ) Permite que o hospedeiro cresça após o parasitismo.   ( ) Desenvolve-se dentro do corpo do hospedeiro.   ( ) Desenvolve-se sobre hospedeiros não parasitados.  ( ) Mata seu hospedeiro antes da emergência e se desenvolvem em hospedeiros mortos ou parasitados. ( ) Desenvolve-se fora do corpo do hospedeiro.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 1125173 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Métodos de Controle de Pragas, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Agronomia/Fitotecnia e defesa Fitossanitaria

O controle químico de pragas, doenças e plantas daninhas em nível e escala de campo é feito com mecanização específica a fim de otimizar os custos operacionais e a eficiência deles, bem como reduzir a contaminação ambiental. Referente ao destino das moléculas no ambiente, analise as assertivas a seguir:

I. As características dos coloides orgânicos e minerais no solo influem na capacidade de adsorção das moléculas, podendo ter efeito de reduzir a ação da molécula, mas também de atenuação e degradação dela no ambiente. 
II. A variação do pH do solo é uma importante ferramenta na atenuação de moléculas no ambiente, pois interfere na adsorção de herbicidas ionizáveis e na disponibilidade dos compostos às perdas por lixiviação.
III. Quanto menor o teor de argila e maior o teor de areia de um solo para um mesmo percentual de matéria orgânica, mais rapidamente os compostos químicos são mitigados no solo, pois aumenta a sua percolação para camadas mais profundas. 
IV. Uma das formas de redução no controle do alvo desejado tem sido a deriva vertical e horizontal. Ela também atua como uma importante forma de contaminação ambiental e humana.

Quais estão corretas?  

#Questão 1125177 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Métodos de Controle de Pragas, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Agronomia/Fitotecnia e defesa Fitossanitaria

Independentemente do tipo de cultura ou sistema de cultivo, as pragas, doenças e plantas daninhas estão presentes em diferentes graus, podendo, em muitos casos, levar a perdas econômicas de significativa monta. Referente ao controle químico de pragas, doenças e plantas daninhas, analise as assertivas a seguir: 

I. Quanto maior a severidade do ataque de uma praga ou doença, ou maior o tamanho da planta daninha a ser controlada, mais difícil é o controle pleno delas e maior é a extensão dos danos.
II. A ação de herbicidas em uma planta segue o princípio do suprimento de “algo”, ou seja, se há a supressão de uma enzima no processo, a síntese na etapa seguinte é interrompida. Isso vale para moléculas sintéticas e não sintéticas.
III. Em doenças de plantas, o aparecimento dos sintomas tem por premissa a triangulação entre a presença do agente causal, da planta e das condições do ambiente para o seu desenvolvimento.
IV. A eficiência de um controle químico passa pela identificação correta do alvo biológico, o entendimento do seu hábito de desenvolvimento, a identificação da molécula correta a ser posicionada e a deposição dela sobre o alvo biológico.

Quais estão corretas?  

Quanto ao manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, analise as assertivas abaixo:

I. O monitoramento da ferrugem da soja é realizado por meio de coletores de esporos instalados em lavouras e análise das condições meteorológicas local.
II. Para uma doença se instalar e se desenvolver não basta o tripé da doença, mas sim as condições ambientais favoráveis.
III. Quanto maior a pressão de inóculo de um determinado patógeno, maior é a severidade da doença em campo.
IV. O uso de aplicações calendarizadas associadas ao monitoramento das áreas é uma estratégia eficiente para controle de doenças em plantas.

Quais estão corretas? 

Os herbicidas podem ser melhores entendidos e estudados quando organizados de acordo com seu mecanismo de inibição. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o mecanismo inibidor à algumas de suas moléculas.

Coluna 1
1. Tubulina.
2. Fotossistema II.
3. EPSPS.
4. Protox.
5. Caroteno.

Coluna 2

( ) Clomazone, mesotrione e tembotrione.
( ) Atrazine, diuron e metribuzin.
( ) Pendimethalin e trifluralin.
( ) Fomasafen, Carfentrazone e Saflufenacil.
( ) Glyphosate.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis