Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2022

O uso eficiente da água de irrigação é uma estratégia para diminuir o consumo de água e os custos operacionais na propriedade. Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. O sistema de plantio direto, associados a um bom manejo de plantas de cobertura tende a mitigar a evaporação de água do solo fazendo com que ocorra diminuição do consumo de água.
II. Sistema de irrigação por aspersores são os mais vantajosos devido à alta eficiência do uso de água e por não sofrerem influências do ambiente durante sua operação. 
III. Os usos de pivôs centrais de alta pressão são mais eficientes do que os demais métodos de irrigação, pois permitem menor consumo de água por unidade de área irrigada.
IV. No método de irrigação por superfície a distribuição da água se dá por gravidade por meio da superfície do solo. As principais vantagens do método de superfície são os menores custos fixos e operacionais, requer equipamentos simples, não sofre efeito de vento e possuem menor consumo de energia quando comparado com aspersão.
V. No sistema de irrigação por gotejamento, a água é aplicada de forma pontual na superfície do solo tendo como grande vantagem do sistema de gotejamento o não molhamento da folhagem ou o colmo das plantas, diminuindo a pressão de doenças.
É correto apenas o que se afirmar em:

Alguns princípios gerais de controle de doenças de plantas que podem ajudar-nos a abordar o manejo de doenças na cultura no qualquer ambiente. Um desses conjuntos de princípios, primeiro articulado Whetzel (Whetzel et al, 1929), tem sido amplamente adotado e ensinado a diversas gerações de estudantes de fitopatologia em todo o mundo. Considerando "princípios tradicionais", avalie as afirmações a seguir.
I. Evasão — prevenir a introdução do inóculo.
II. Exclusão — evitar a ocorrência da doença por meio da escolha da época ou local de plantio em que não haja inóculo ou do ambiente que não seja favorável à infecção.
III. Erradicação — eliminar, destruir ou inativar o inóculo.
IV. Proteção — prevenir a infecção por meio de produto tóxico ou alguma outra barreira à infecção.
V. Resistência — utilizar cultivares resistentes ou tolerantes à infecção.
VI. Terapia — curar as plantas já infectadas.
Em relação aos princípios gerais conceituais é correto afirmar:

Segundo classificação de doenças de McNew, no grupo I estão as podridões de órgãos de reserva, enquanto que no grupo VI estão as viroses, galhas e carvões. Comparando-se os patógenos que causam doenças do grupo I com os do grupo VI, em relação a especificidade, à evolução e a agressividade do parasitismo, pode-se dizer que os patógenos do grupo VI são: 

A tabela 01 mostra os resultados de uma análise química do solo, realizada na camada arável 0- 20 cm, para fins de avaliação da fertilidade do solo.
Tabela 01: Análise química do solo na camada arável:
Imagem associada para resolução da questão


A soma de bases, CTC_pH7.0 e saturação de bases do solo é respectivamente: 

A Resolução nº 375, de 29 de agosto de 2006, define critérios e procedimentos, para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos derivados, e dá outras providências. Em relação a resolução afirma-se o que consta na alternativa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis