Questões de Engenharia Aeronáutica da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Engenharia Aeronáutica da CESPE / CEBRASPE

#Questão 367425 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

Um motor a pistão para avião é similar a um motor de automóvel. Um motor de avião é projetado de modo a minimizar o peso. Atualmente, motores a pistão são máquinas muito confiáveis, podendo ser submetidos a longos períodos de operação sem necessidade de troca de componentes principais. Como esses motores trabalham em várias altitudes, é necessário o uso de um sistema de injeção para o controle da mistura ar-combustível. Em baixas altitudes, a mistura deve ser rica e em altas altitudes, onde o ar é menos denso, pobre.

#Questão 367427 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

Um motor do tipo turboélice é a união de um motor de turbina a gás e uma hélice. Uma das grandes vantagens desse tipo de motor é a disponibilidade de um alto valor de empuxo obtido de um sistema confiável e de baixa manutenção, como a turbina a gás. Entretanto, o valor de empuxo gerado pela turbina é pequeno quando comparado com o empuxo gerado pela hélice. Como as turbinas giram em altos níveis de rotação, é necessário que o motor turboélice tenha uma caixa de engrenagens para reduzir a velocidade de rotação da hélice, de modo que esta não alcance velocidades supersônicas. Motores do tipo turboélice possuem um alto valor de empuxo em condições de decolagem, mas o empuxo cai abruptamente com o aumento da velocidade.

#Questão 367626 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 3)

Com relação aos projetos de aeroportos, julgue os itens que se seguem.

Os ventos de cauda aumentam, e os de proa diminuem os comprimentos necessários das pistas.

#Questão 367628 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 3)

Com relação aos projetos de aeroportos, julgue os itens que se seguem.

A área de pouso de um aeroporto compreende as pistas de pouso e de rolamento.

#Questão 367429 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

A fase de aterrissagem de um avião consiste basicamente de três partes: aproximação, ajuste de inclinação e corrida no solo. Normas como a FAR (Federal Air Regulations), do órgão norte-americano FAA (Federal Aviation Authority), são adotadas como referência para especificar parâmetros de projeto e operação de aeronaves ligados ao procedimento de aterrissagem.

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