Questões de Engenharia Aeronáutica da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Engenharia Aeronáutica da CESPE / CEBRASPE

#Questão 367615 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 3)

Com relação à política e à situação institucional dos aeroportos brasileiros, julgue os seguintes itens.

Os aeroportos e aeródromos são partes constituintes de uma aerovia.

#Questão 367617 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 3)

Com relação à política e à situação institucional dos aeroportos brasileiros, julgue os seguintes itens.

A área terrestre dos aeroportos pertence à zona primária do território aduaneiro nacional.

#Questão 367419 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

Uma das mais importantes regras da aerodinâmica é a condição de Kutta, que determina que, em um escoamento sobre um corpo bidimensional com um bordo de fuga ponteagudo, é desenvolvida uma circulação com magnitude suficiente para garantir que o ponto de estagnação atrás do corpo se localize sobre o bordo de fuga. Essa condição é comprovada devido à existência da camada limite e de efeitos viscosos. A viscosidade de um fluido não é apenas responsável pelo arrasto, mas também pelo desenvolvimento de circulação que, consequentemente, gera sustentação, de acordo com o teorema de Kutta-Joukowski.

#Questão 367421 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

Basicamente, um motor de turbina a gás consiste de um compressor, uma câmara de combustão e uma turbina. Depois que é comprimido no compressor, o ar entra na câmara de combustão, onde é misturado ao combustível e então queimado. Os gases da combustão expandem-se através da turbina, e essa fornece parte da energia para movimentar o compressor. Aproximadamente 25% da energia da combustão é utilizada para movimentar o compressor e 75% é utilizada como empuxo. O ciclo de funcionamento do turbojato é representado termodinamicamente por um ciclo fechado do tipo Brayton.

#Questão 367423 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

A clássica teoria da quantidade de movimento provê um conhecimento básico de vários aspectos do desempenho de uma hélice. Essa teoria prevê que, na seção da hélice, ocorre uma descontinuidade de velocidade provocada pela energia que a hélice fornece ao fluido. Essa diferença de velocidade entre os dois lados do disco da hélice é que gera empuxo.

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