Listagem de Questões sobre Geral
Uma asa elíptica, sem torção e formada com um único tipo de perfil, cuja área em planta vale 24 m2 e a envergadura 11 m, sustenta um avião que está com velocidade verdadeira de 360 km/h e pesa 35000 N. A altitude de voo corresponde a uma massa específica de 1,0 kg/m3. Pela teoria da linha sustentadora de Prandtl, o ângulo de ataque induzido se escreve como αi = CL / (π Λ), onde CL é o coeficiente de sustentação da asa e Λ, seu alongamento.
0,92 m/s.
1,66 m/s.
1,83 m/s.
3,66 m/s.
5,83 m/s.
Um avião supersônico voa a Mach 2 a uma altitude de 1600 m. Assuma que as ondas de choque geradas por esse avião rapidamente coalescem em uma onda de Mach que intercepta o solo, atrás do avião causando um estrondo sônico que é ouvido por um observador em terra. Admita temperatura constante entre o avião e o solo. No instante em que o estrondo é ouvido, qual é a distância horizontal entre o observador e o avião?
2 535 m
2 771 m
2 851 m
3 143 m
3 507 m
Para uma asa elíptica composta de um único tipo de aerofólio e sem torção, a teoria da linha sustentadora de Prandtl tem como resultado analítico que CLα = a0 / (1 + a0 / π Λ); sendo CLα = dCL / dα da asa, a0 = dCl / dα do aerofólio e Λ o alongamento da asa. Para uma asa cujo aerofólio tem a0 = 2π e alongamento 5, qual é o valor do CLα da mesma asa em um escoamento compressível cujo número de Mach é 0,6?
5/3 π
4/3 π
π
2 π
7/3 π
Considere as equações de Navier-Stokes com média de Reynolds (RANS) aplicáveis ao regime turbulento. Para fixar ideias, considera-se o regime incompressível tal qual é utilizado na aerodinâmica em baixa velocidade. Dos modelos clássicos de turbulência, os mais simples são baseados no conceito de comprimento de mistura. Considerando os modelos mais simples, assinale a alternativa correta.
O modelo do comprimento de mistura de Prandtl não é baseado na hipótese de Boussinesq.
Apesar de existir um coeficiente de viscosidade turbulenta, não é definido o coeficiente de velocidade cinemática turbulenta.
Analogamente ao coeficiente de viscosidade molecular, o coeficiente de viscosidade turbulenta é uma propriedade do fluido.
São modelos de uma equação de acordo com a classificação normalmente utilizada no modelamento da turbulência utilizado na mecânica dos fluidos computacional.
Vários modelos são baseados na hipótese de Boussinesq.
No atrito do ar com um corpo em alta velocidade, ocorre transferência de calor do fluido para o corpo ou do corpo para o fluido. Considerando o modelo de um gás térmicamente e caloricamente perfeito e com auxílio da teoria da camada-limite turbulenta, com número de Prandtl igual a um, pode-se afirmar, a respeito do fluxo de calor, que:
se a temperatura da superfície do corpo for maior que a temperatura estática do escoamento, o fluxo de calor é do corpo para o fluido.
existe fluxo de calor para o corpo se a temperatura da sua superfície for menor que a temperatura total do escoamento.
a direção do fluxo de calor não depende do número de Mach do escoamento.
a temperatura da superfície do corpo para a qual a direção do fluxo é do corpo para o fluido não depende do número de Prandtl.
sem variar o número de Mach, após várias horas de voo o fluxo de calor que era do fluido para o corpo se inverte e passa a ser do corpo para o fluido.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}