Questões de Enfermagem da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da UFSC

#Questão 1005233 - Enfermagem, , UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Enfermeiro

A gasometria arterial é uma ferramenta diagnóstica comumente usada para avaliar, em amostra de sangue, as pressões parciais de gás e o conteúdo ácido-base. A compreensão e o uso da análise desses gases permitem que os profissionais interpretem distúrbios respiratórios, circulatórios e metabólicos. Com base nessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

#Questão 1005235 - Enfermagem, , UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Enfermeiro

Segundo a Lei nº 8.080/90, que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS), “as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal”, obedecendo também princípios determinados. Sobre esses princípios, atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
( ) Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população.
( ) Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
( ) Divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário.
( ) Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.

#Questão 1005236 - Enfermagem, , UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Enfermeiro

O desafio em prevenir danos associados à assistência à saúde torna-se cada vez maior. Sobre as medidas de prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Dentre as medidas recomendadas para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), deve-se: fazer a higiene oral com antissépticos; aspirar a secreção subglótica rotineiramente; manter a pressão do cuff entre 18 a 22 mmHg ou 25 a 30 cmH2O (quando utilizado medidor de cuff).
II. Quanto ao manuseio correto do cateter urinário, não se deve desconectar o cateter ou tubo de drenagem, exceto se a irrigação for necessária.
III. Quanto às recomendações para cateter periférico, no preparo da pele, deve-se realizar fricção da pele com solução a base de álcool: gliconato de clorexidina > 0,5%, iodopovidona – PVPI alcoólico 10% ou álcool 70%. O tempo de aplicação da clorexidina é de 30 segundos, enquanto o do PVPI é de 1,5 a 2,0 minutos. Indica-se que a aplicação da clorexidina deva ser realizada por meio de movimentos de vai e vem, e a do PVPI, com movimentos circulares (de dentro para fora).
IV. Para cateter central de curta permanência, deve-se realizar a troca da cobertura com gaze e fita adesiva estéril a cada 48 horas e a troca com a cobertura estéril transparente a cada sete dias. Qualquer cobertura deve ser trocada imediatamente, independentemente do prazo, se estiver suja, solta ou úmida.
V. Quanto ao sistema de infusão, deve-se trocar o equipo e dispositivo complementar de nutrição parenteral a cada bolsa, bem como o equipo e dispositivo complementar de infusões lipídicas a cada 24 horas.

#Questão 1005239 - Enfermagem, , UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Enfermeiro

A Política Nacional de Saúde Mental compreende estratégias e diretrizes para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos. Os indivíduos em situações de crise podem ser atendidos em qualquer serviço da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), formada por várias unidades com finalidades distintas, de forma integral e gratuita. Com relação à RAPS, é correto afirmar que:

#Questão 1005238 - Enfermagem, , UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Enfermeiro

Em consonância com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), o Ministério da Saúde publicou, em 2018, um documento com orientações técnicas para implementação da linha de cuidado para atenção integral à saúde da pessoa idosa. Considerando as afirmativas abaixo, atribua verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A linha de cuidado para atenção integral à saúde da pessoa idosa configura-se como um modo de organizar estrategicamente a atenção integral e longitudinal à saúde desta população na Rede de Atenção à Saúde (RAS), tendo a Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora e coordenadora do cuidado em saúde.
( ) Considera-se o cadastramento e a avaliação multidimensional, com consequente plano de cuidados, um serviço prescindível a ser realizado pelas equipes da APS junto às pessoas idosas, como forma de identificar as principais vulnerabilidades, estratificar o risco e definir as intervenções mais adequadas para cada caso.
( ) Define-se como “avaliação multidimensional da pessoa idosa” o processo diagnóstico estruturado de múltiplas dimensões, de caráter interdisciplinar, cuja função é desconsiderar as necessidades de saúde da pessoa idosa, suas vulnerabilidades ou habilidades dos pontos de vista clínico, psicossocial e funcional, com o objetivo de formular o plano de cuidado individual.
( ) Em relação às pessoas idosas que residem sozinhas ou em instituições de acolhimento, é fundamental a articulação com os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tais como os CRAS e CREAS, para planejar conjuntamente, definir fluxos e criar estratégias de acompanhamento e monitoramento mais próximos desse público.
( ) A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, por ser um documento que fica com a pessoa idosa, favorece a comunicação entre as diferentes equipes dos pontos de atenção da RAS, uma vez que permite o registro de todas as informações importantes a respeito do indivíduo e sua trajetória clínica, psicossocial e funcional.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis