Questões de Enfermagem da Instituto Graça Aranha

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da Instituto Graça Aranha

A gestação é um fenômeno fisiológico sua evolução se dá na maioria dos casos sem intercorrências. No entanto, há uma pequena parcela de gestantes que, por terem características específicas, ou por sofrerem algum agravo, apresenta maiores probabilidades de evolução desfavorável, tanto para o feto como para a mãe. Essa parcela constitui o grupo chamado de “gestantes de alto risco”. Tendo como base as gestantes que apresentam incompatibilidade materno-fetal para o fator Rh. Marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Cerca de 10% das gestantes têm incompatibilidade materno-fetal para o fator Rh.

( ) Na prevenção da sensibilização pelo fator Rh, deve-se administrar imunoglobulina humana anti-D dentro das primeiras 12 horas em mães Rh negativo não sensibilizadas com partos de recémnascidos Rh positivo e Coombs direto negativo.

( ) O diagnóstico é feito pela pesquisa quantitativa de anticorpos irregulares em toda gestante Rh negativo, com parceiro Rh positivo ou desconhecido.

( ) Consideram-se positivos os títulos anti-D, iguais ou menores que 1⁄8.

( ) A aloimunização Rh, além de mais freqüente, é a de maior gravidade para o feto, levando, em alguns casos, à hidropisia e ao óbito.

A sequencia correta, de cima para baixo, é:

Na assistência integral à saúde da mulher, o pré-natal deve ser organizado para atender às reais necessidades da população de gestantes, através da utilização dos conhecimentos técnicos científicos existentes e dos meios e recursos mais adequados e disponíveis.

Em relação à captação precoce de gestantes na comunidade, seu principal objetivo seria:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou na década de 90, um Guia Prático destinado à Assistência ao Parto Normal contribuindo para a maternidade segura, fez-se revisão das práticas comuns adotadas no parto, classificando-as em quatro categorias: Categoria A ( práticas demonstradamente úteis e que devem ser estimuladas); Categoria B (práticas claramente prejudiciais ou ineficazes e que devem ser eliminadas); Categoria C (práticas em relação às quais não existem evidências suficientes para apoiar uma recomendação clara e que devem ser utilizadas com cautela até que pesquisas esclareçam a questão e Categoria D (práticas freqüentemente utilizadas de modo inadequado).

Com base nessas CATEGORIAS são consideradas práticas da Categoria A:

I. Liberdade de posição e movimento durante o trabalho de parto.

II. Uso rotineiro de enema.

III. Oferecimento de líquidos por via oral durante o trabalho de parto e parto.

IV. Uso de máscaras e aventais estéreis durante a assistência ao trabalho de parto.

V. Exame rotineiro da placenta e membranas ovulares.

 A alternativa que contém todas as afirmações corretas é:

Marta encontra-se na 27ª ss gestacional, apresenta dor abdominal súbita, de intensidade variável com perda sanguínea de cor vermelho-escura e em pequena quantidade, incompatível com o quadro materno de hipotensão, ou de choque. Ao exame clínico, o útero apresenta-se hipertônico, doloroso, sensível às manobras palpatórias. A principal hipótese diagnóstica é:

À institucionalização da consulta como um processo da prática de enfermagem, na perspectiva de concretizar um modelo assistencial adequado às necessidades de saúde da população.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis