Questões sobre Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem

A medida de glicose no sangue é um fator importante para o diagnóstico de presença ou não do diabetes melito no paciente. Sobre os valores glicêmicos encontrados nos exames de sangue, analisar os itens abaixo:
I. A concentração de glicose no sangue entre 100 e 125mg/dL, em paciente em jejum de 8 a 10 horas, caracteriza um estado denominado de pré-diabete ou intolerância aos carboidratos.
II. Valores iguais ou superiores a 126mg/dL, em pelo menos duas ocasiões, são considerados de valor diagnóstico para diabetes.
III. Os níveis de glicemia superiores a 200mg/dL, em amostras de sangue coletado aleatoriamente, sem jejum, são considerados como diagnósticos para diabetes melito.
Está(ão) CORRETO(S):

Ao exame físico da pele, o enfermeiro pode encontrar sinais e sintomas em indivíduos acometidos com afecções dermatológicas. As glândulas sebáceas, as unhas, os cabelos e os pelos são chamados de anexos da pele. Considerandose as alterações encontradas nos cabelos e nos pelos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Alopecia: ausência ou diminuição de pelos ou cabelos. (_) Caspa: aspecto luzidio, brilhante e sedoso da pele. (_) Foliculite: inflamação da cavidade que contém pelo. (_) Seborreia: placa esbranquiçada de descamação do couro cabeludo.

 A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é o método que direciona as ações do enfermeiro no cotidiano da prática profissional, oferecendo estrutura concordante com as necessidades individualizadas do paciente. É reconhecida, portanto, como o principal instrumento para o desempenho sistemático das condições necessárias à realização do cuidado e à documentação da prática de enfermagem. A respeito da SAE em cardiologia, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) O diagnóstico de enfermagem “intolerância à atividade” tem como características definidoras as alterações no eletrocardiograma (ECG) refletindo isquemia ou arritmias, desconforto ou dispneia aos esforços, relato de fadiga ou fraqueza, dentre outras.
(_) Alterações de frequência cardíaca, respiratória ou pressão sanguínea, diaforese, dilatação pupilar, gestos protetores são características de “dor aguda” como diagnóstico da SAE em cardiologia.
(_) O paciente com diagnóstico de débito cardíaco diminuído pode apresentar ansiedade, inquietação, dispneia, ortopneia, tosse, taquicardia, palpitações, pulso periférico diminuído, alterações no ECG, mudanças na cor da pele, edema e fadiga.

O sistema renal e urinário é formado por dois rins, dois ureteres, bexiga urinária e uretra. Juntas, todas essas estruturas anatômicas e funcionais auxiliam na remoção de substâncias não desejáveis ao organismo. O enfermeiro realiza a avaliação do sistema urinário e renal por meio da entrevista e do exame físico. Sobre a propedêutica dos rins e da bexiga, analisar os itens abaixo:
I. Durante a entrevista, o enfermeiro deve investigar os dados que podem auxiliar na elucidação de possíveis queixas abdominais relacionadas à disfunção miccional, como infecção urinária, cólica nefrótica e incontinência urinária.
II. Dentre os principais achados referentes à disfunção miccional, estão: queimação, dor, urgência ou hesitação para urinar; presença de sangue na urina (hematúria).
III. É necessário investigar a presença de fatores capazes de desencadear a insuficiência renal, como diabetes, doença renal policística, cálculo renal e doenças cardíacas.
Está(ão) CORRETO(S):

#Questão 917974 - Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Enfermagem

Tiago compareceu à uma consulta de enfermagem agendada na USF do bairro. Ele nunca havia agendado atendimento e se recusava todas as vezes em que a ACS o ofertava. Mas Tiago apresentou pico hipertensivo no trabalho e o médico da empresa de manutenção em motores de aeronaves que Tiago trabalhava sugeriu que sua pressão poderia ter subido devido ao peso. Tiago, que não costumava se cuidar, seguiu a recomendação do médico do trabalho e agendou uma consulta. Estava em uso contínuo de Losartana potássica 50mg duas vezes ao dia e em seu monitoramento, a pressão variava entre 130 x 85 mmHg e 150 x 100 mmHg, a depender do seu dia no trabalho e no enfrentamento de conflitos cotidianos no domicílio. Na consulta, a enfermeira verificou a antropometria de Tiago: 1.80 metros de altura e 90kg, o que resultou em um Índice de Massa Corporal de 32 kg/m2.
Qual é a conduta adequada da enfermeira para o caso acima?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis