Questões sobre Infecção Hospitalar da Instituto Graça Aranha

O enfermeiro da CCIH,preocupado com as taxas de infecção hospitalar na clínica cirúrgica,nas unidades ambulatoriais e no centro cirúrgico,decidiu acompanhar mais de perto o trabalho da equipe e verificar os casos detectados bem como adotar medidas que visavam a redução dos riscos de infecção hospitalar Diante da situação hipotética, julgue os itens em (F) para falso e (V) para verdadeiro.

( ) O enfermeiro deve considerar infecção hospitalar a manifestação clínica de infecção que se apresentar 72 horas após admissão do paciente e registrar como infecção comunitária qualquer infecção que se manifeste antes das 72horas de admissão.

( ) O enfermeiro pode realizar corretamente vigilância epidemiológica utilizando os métodos transversais,que consiste na avaliação de todos os pacientes internados no hospital,ou em uma especifica unidade,por um período de tempo.

( ) Entre as medidas consideradas corretas nesse caso,encontram-se as atividades educativas:que incluem a lavagem das mãos;o estabelecimento de critérios para indicação,realização e manutenção de procedimentos invasivos e o emprego adequado de antibióticos.

( ) Se,no hospital,forem observadas altas taxas de infecção hospitalar, estas devem ser entendidas pelo enfermeiro como má qualidade de assistência médica e de enfermagem,o que exige capacitação imediata de toda a equipe.

 Marque a alternativa com a sequência CORRETA:

  • A.

    V,V,V,F.

  • B.

    V,V,F,F.

  • C.

    F,F,V,V.

  • D.

    F,V,V,F

  • E.

    F,F,F,V.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O conhecimento das várias formas de transmissão de infecções e dos processos de limpeza, desinfecção e de esterilização são imprescindíveis para reduzir a causa de aumento da morbidade e mortalidade hospitalar. Os serviços de desinfecção a serem executados DIARIAMENTE estão na alternativa:

  • A.

    Desinfecção e/ou limpeza de pisos, paredes, maçanetas, portas, janelas, parapeitos, mesas de equipamentos hospitalares, lavabos, pias, torneiras, banheiros, instalações sanitárias, cama, colchões, travesseiros, cadeiras, mesas, armários, balcões, aparelhos telefônicos, coletores de detritos, extintores de incêndio, esquadrias, basculantes, filtros dos aparelhos de ar condicionado e persianas.

  • B.

    Limpeza com aplicação de removedores, seguidas de enceramento e polimento nos pisos. Polimento de metais, placas e torneiras. Limpeza geral dos vidros, janelas, peitoris, lambris, persianas, basculantes, esquadrias, aparelhos de ar condicionado e geladeiras.

  • C.

    Limpar cortinas com aspiradores de pó, carpetes com produtos próprios e/ou equipamentos, Limpeza de todas as luminárias, globos, lâmpadas, fluorescentes, Limpeza de ventiladores de teto e de pé.

  • D.

    Limpeza de cortinas, Básculo de teto e limpeza de paredes, Limpeza geral dos tapetes e carpetes com preparo químico, apropriado para sua perfeita conservação.

  • E.

    Limpeza terminal em todos os setores e conforme, programação elaborada pela coordenação do setor e de acordo com as normas de segurança, chefias setoriais e administração, aparelhos telefônicos, coletores de detritos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: