Questões sobre Infecção Hospitalar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Infecção Hospitalar

As Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) são as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico. Considerando as recomendações preventivas, marque a alternativa INCORRETA:

Considerando as medidas de prevenção de corrente sanguínea relacionadas a inserção de cateteres, marque a alternativa que NÃO relaciona de forma correta estes critérios:

As infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) têm recebido destaque e atenção como um importante problema de saúde pública, correspondendo a um prevalente evento adverso que acomete os pacientes durante o cuidado assistencial. As IRAS são resultados da interação de três elementos. Assinale a alternativa que apresenta esses elementos:

#Questão 1002773 - Enfermagem, Infecção Hospitalar, FGV, 2022, SEAD-AP, Técnico Pericial - Enfermeiro

De acordo com as disposições do Ministério da Saúde, infecção do trato urinário associada a cateter vesical (ITU-AC) é definida como qualquer infecção sintomática de trato urinário em paciente em uso de cateter vesical de demora instalado por um período maior que 

Quando se trata de limpeza, desinfecção e esterilização, o principal objetivo é a remoção de sujidades de superfícies do ambiente, materiais e equipamentos, mediante a aplicação e a ação de produtos químicos, ação física, aplicação de temperatura ou combinação de processos. O que se pretende com isso é proporcionar ao usuário dos serviços de saúde um ambiente com menor carga de contaminação possível, contribuindo na redução da possibilidade de transmissão de patógenos, por meio das boas práticas de limpeza e desinfecção. Enfatiza-se que as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) corroboram com o aumento do tempo de permanência dos pacientes nas unidades e a elevação dos custos assistenciais decorrentes dos agravos. E, embora os trabalhadores da Central de Material de Esterilização (CME) não prestem assistência direta ao paciente, os riscos de infecção são evidentemente altos, considerando a possibilidade de contágio a partir de acidentes com materiais perfurocortantes, bem como a exposição aos aerossóis formados através da limpeza automatizada de materiais, como aqueles gerados por lavadoras ultrassônicas. Além disso, a demanda de materiais para esterilização aumentou nos últimos anos, em razão do aumento do uso de respiradores. Particularmente, em relação ao vírus da COVID-19, destaca-se que o seu tempo de permanência nas superfícies de determinado objeto pode ser de dias, como no caso dos aços inoxidáveis e plásticos, submetendo os profissionais a riscos pelo contato direto com materiais contaminados por produtos químicos e biológicos (SANTOS et al., 2021).
Nesse contexto, para o pleno andamento dos serviços de saúde em relação à limpeza e à desinfecção de materiais e equipamentos, bem como à prevenção e ao controle de infecção hospitalar, está CORRETO o que se afirma em qual alternativa a seguir?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis