Questões sobre Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica

A história natural da doença é o curso da doença desde o início até sua resolução, na ausência de intervenção. Em outras palavras é o modo próprio de evoluir que tem toda doença ou processo. De acordo com modelo tradicional da história natural da doença e sua relação com os níveis de prevenção propostos por Level e Clark, todo esse processo ocorre em etapas, uma delas, consiste quando as mudanças se apresentam no hospedeiro uma vez que foi realizado um estímulo efetivo. Estamos falando do período:

Um estudo científico publicado na revista “Cadernos de Saúde Pública”, em 2001, relatou a ocorrência de um surto de esquistossomose aguda na praia de Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil. Segundo o manuscrito, 662 pessoas tiveram diagnóstico positivo para Schistosoma mansoni. A infecção humana em massa ocorreu devido às chuvas pesadas, que provocaram a enchente do Rio Ipojuca. As águas invadiram as residências e expuseram as famílias às cercárias durante semanas, até que as águas baixassem. A transmissão da esquistossomose pode ocorrer quando o indivíduo suscetível entra em contato com: 

Trata-se de um valor numérico que define a densidade larvária do Aedes aegypti em amostras coletadas em residências. Tal parâmetro, utilizado como referência para medir o nível de infestação do mosquito, denomina-se: 

O nível de prevenção secundária compreende quaisquer atos destinados a diminuir a incidência de uma doença numa população, reduzindo o risco de surgimento de casos novos. A prevenção secundária consiste em um diagnóstico precoce e tratamento imediato.

Dadas as afirmativas sobre vigilância epidemiológica e sanitária,   I. As comissões intersetoriais têm a responsabilidade de articular as políticas e os programas, em especial, as atividades de vigilância sanitária e de farmacoepidemiologia.  II. Compete às direções nacional e estadual do SUS definir e coordenar os sistemas de vigilância epidemiológica e sanitária; e à direção municipal do SUS, apenas a execução dos serviços. III. Compete à direção nacional do SUS estabelecer normas de vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras a execução das ações é, exclusiva Federal e dos Municípios. IV. A União poderá executar ações de vigilância epidemiológica e sanitária em circunstâncias especiais que possam escapar do controle da direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS).
verifica-se que está/ão correta/s 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis