Questões sobre Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica

#Questão 917297 - Enfermagem, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Quadrix, 2023, IIER - SP, Agente Técnico de Assistência à Saúde - Enfermeiro

Existe uma medida que constata a gravidade de uma doença ao dividir o número de óbitos pelo número de casos da doença. Essa medida é chamada de

A notificação de doenças, agravos e eventos da saúde pública é definida pela Legislação Federal (Portaria de Consolidação Nº 04 de 28/09/2017) e pela Legislação Estadual (Portaria Nº 242 de 10/04/2015). É através da notificação que os profissionais contribuem para as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças. Assinale a opção que apresenta corretamente a sequência com doenças de notificação compulsórias.

Sobre a coleta de dados que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica, relacione a coluna à esquerda com as informações da coluna à direita.
1. Dados demográficos 2. Dados de morbidade 3. Dados de mortalidade
( ) Permitem a detecção imediata ou precoce de problemas sanitários.
( ) São de fundamental importância como indicadores da gravidade do fenômeno vigiado.
( ) Em fenômenos de maior letalidade, são mais válidos do que os dados de morbidade.
( ) Permitem quantificar grupos populacionais, número de habitantes, de nascimentos e de óbitos.

A sequência correta, de cima pra baixo, é  

Idealmente, o diagnóstico da infecção por HIV deveria ser realizado antes da gestação, pois possibilitaria planejar a gravidez para um momento no qual a infecção materna estivesse controlada. Recomenda-se a adoção de medidas precoces para reduzir a carga viral para níveis indetectáveis antes que a mulher engravide. Além disso, nesse caso, é importante melhorar as condições imunológicas, conhecer o status sorológico das mulheres frente às principais doenças infecciosas transmissíveis durante o ciclo gravídico-puerperal e realizar o diagnóstico e tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Com o planejamento e o acompanhamento adequados, é possível que tal mulher tenha uma gestação com menor risco de transmissão vertical de quaisquer agravos. Em relação ao HIV na gestação, analise as assertivas abaixo:
I. Quando a mulher inicia o pré-natal sem ter realizado exames pré-gestacionais, o teste anti-HIV deve ser oferecido na primeira consulta de pré-natal e ser repetido no início do segundo trimestre gestacional, após consentimento e aconselhamento pré e pós-teste.
II. A indicação de TARV na gestação pode ter dois objetivos: profilaxia da transmissão vertical ou tratamento da infecção pelo HIV.
III. A gestante HIV positiva deverá ser encaminhada ao pré-natal de alto risco no Serviço de Atenção Especializada em DST/Aids (SAE).
IV. Os testes são baseados em diferentes métodos, os ensaios imunoenzimáticos e os testes rápidos para detecção de anticorpos anti-HIV são os menos utilizados para o diagnóstico e a vigilância epidemiológica do HIV.
Quais estão corretas?

Os dados e as informações que alimentam o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) são provenientes dos sistemas de informação em saúde, dos resultados de exames laboratoriais, das investigações epidemiológicas, da imprensa, dos estudos epidemiológicos, dos serviços sentinela e das notificações compulsórias. Assim, são monitorados pela Vigilância Epidemiológica (VE)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis