Questões sobre Doenças Cardiovasculares

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Cardiovasculares

#Questão 890104 - Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, IADES, 2020, SES/DF, Multiprofissional em Atenção Cardíaca - Enfermagem

A fibrilação atrial caracteriza-se por excitação de alta frequência do átrio, que resulta em contração atrial dessincronizada e irregularidade da excitação ventricular. A maioria dos casos de fibrilação atrial não é genética e está relacionada a doenças cardiovasculares subjacentes. Normalmente, um gatilho inicial excita um foco ectópico nos átrios, mais comumente em torno da área das veias pulmonares, e permite um disparo não sincronizado de impulsos elétricos, levando à fibrilação dos átrios.


Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Não existe associação da fibrilação atrial com o aumento do risco de acidente vascular encefálico e nem com a insuficiência cardíaca.

#Questão 890172 - Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, IADES, 2020, SES/DF, Multiprofissional em Saúde da Família - Enfermagem

O enfermeiro ao analisar o perfil de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) da respectiva unidade, observa grande quantidade de tabagistas e elabora um plano de ação, visando a diminuir a incidência de tabagismo. Entre as ações a serem desenvolvidas planeja oficinas com equipe multiprofissional para sensibilização e mudança do estilo de vida dos pacientes.

No que se refere ao tabagismo, julgue o item a seguir.
O risco de doença coronariana aumenta com o número de cigarros fumados por dia, o número total de anos de fumo e a precocidade da idade em que se começou a fumar. A maioria dos estudos aponta para uma significativa redução na incidência de doença coronariana e acidente vascular encefálico (AVE) após a cessação do tabagismo já nos primeiros anos, sendo que o risco de um AVE após 5 anos a 15 anos de abstinência passa a ser o mesmo de quem nunca fumou.

O objetivo do Cardiovascular Suporte Avançado de Vida (ACLS) é alcançar o melhor resultado possível para os indivíduos que estão experimentando um evento de risco a vida. Sobre o protocolo de ressuscitação cardiopulmonar considere as afirmativas a seguir:
I - As compressões devem ser entregues para adultos, a uma profundidade entre 2 a 2,4 polegadas (5 a 6cm), porque compressões a profundidades maiores podem resultar em lesão para os órgãos vitais, sem aumentar a probabilidade de sobrevivência. II – Indivíduo com uma via aérea avançada, deve receber compressões torácicas ininterruptas com ventilação a ser realizada uma a cada seis segundos. III – A aspiração é um componente essencial de manutenção de vias aéreas, deve-se aspirar as vias respiratórias imediatamente se houver secreção abundante, sangue ou vômito. As tentativas de sucção não devem ser superiores a 30 segundos. IV – Se um fármaco é administrado durante a RCP por via endovenosa periférica deve-se administrar a infusão em bolus (a menos que indicado de outra forma), e em seguida lavar a via com 20ml de soro fisiológico 0,9% para o fármaco atingir a circulação central mais rápidamente.

Assinale a alternativa CORRETA:

Sobre as intervenções a serem implementadas para evitar complicações/ agravos do paciente com suspeita ou conformação de infecção pelo 2019-nCoV, são medidas para reduzir incidência de tromboembolismo venoso:

As paredes dos átrios são mais membranáceas e muito delgadas, enquanto que as dos ventrículos são evidentemente constituídas por fibras musculares e bastante espessa. As fibras musculares do coração são estriadas, porém são inervadas pelo sistema nervoso autônomo e por isso funcionam independentes da vontade. Interiormente, nas paredes dos átrios e dos ventrículos, encontramos trabéculas cárneas (feixes de fibras musculares), que fazem saliência na superfície interna das cavidades. Sobre as trabéculas cárneas, considere os itens:
I - são as colunas colocadas paralelamente à superfície interna das cavidades e apenas fazem saliência nessas paredes. II - são os músculos papilares. III - são os músculos pectíneos, que são encontrados nos átrios, principalmente nas aurículas.
Respectivamente, os itens discorrem sobre as trabéculas cárneas de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis