Questões de Enfermagem do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2017

A sondagem nasoenteral é a introdução de um cateter com fio-guia por meio do nariz, até o duodeno ou jejuno. Leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. É uma contraindicação/restrição: introdução do cateter via nasal em clientes com fratura de base de crânio ou de nariz.

II. A medida deve ser: da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e desse, ao processo xifoide, acrescentando de 15 a 20 centímetros, desconsiderando o último orifício do cateter.

III. Após passagem do cateter, manter o paciente em decúbito lateral esquerdo, solicitar realização de radiografia toracoabdominal. Após confirmação do posicionamento correto do cateter, retirar o fio-guia e administrar dieta enteral.

IV. Trocar a fixação do cateter nasoenteral a cada 24 horas e o cateter a cada 21 dias.

A toxicidade cardíaca relacionada aos quimioterápicos pode ser aguda ou subaguda, que se desenvolve durante e até 14 dias do término do tratamento com a droga cardiotóxica ou crônica, notada dentro de um ano e até décadas após o tratamento. Considerando a toxicidade aguda e crônica relacionada aos quimioterápicos, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. Em geral, a toxicidade aguda apresenta morbidade e mortalidade severas e há necessidade de suspensão das doses subsequentes, pois o problema está relacionado com doses cumulativas.

II. São sinais e sintomas da toxicidade aguda: anormalidades de pulso e pressão arterial decorrentes de alterações eletrocardiográficas, queixa de mal-estar, palpitação e falta de ar.

III. A toxicidade crônica é representada por sinais e sintomas de insuficiência cardíaca congestiva e cardiomiopatia.

IV. O tratamento sintomático, em geral satisfatório nas crianças e pouco responsivo nos adultos, é feito o uso de digitálicos e diuréticos.

Em um clube de esportes, algumas pessoas estavam caminhando e, de repente, um homem, 55 anos, caiu ao chão, sendo detectada uma parada cardiorrespiratória (PCR). Duas pessoas ficaram para realizar os primeiros socorros e o outro foi chamar o serviço de atendimento médico de urgência (SAMU). O clube dispõe de DEA (Desfibrilador Automático Externo). Nesse caso, a conduta deve se

O enfermeiro deve reconhecer os danos na pele do paciente causados pelo tratamento da radioterapia e orientá-lo durante a consulta de enfermagem. Considerando o conhecimento dos efeitos colaterais específicos e os cuidados de enfermagem com a pele do paciente em tratamento da radioterapia, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) A reação de pele é caracterizada por pele seca, epilação, hipercromia e eritema, sendo esses efeitos resultantes da inibição da atividade mitótica das glândulas sebáceas, da destruição dos folículos pilosos presentes na derme, destruição dos melanócitos, que espalham a melanina e da liberação de citocinas inflamatórias, respectivamente.

( ) Incentivar o uso de calor e frio (bolsa de água quente ou gelo) alternadamente sobre a pele irritada, pois favorece o alívio da dor e cicatrização.

( ) Proteger a área de tratamento da exposição solar utilizando roupas adequadas. Esta precaução deve ser seguida por no mínimo até três anos após o tratamento.

( ) Orientar o paciente para lavar a pele do campo de tratamento apenas com água morna e sabonete neutro, sem perfume, e secar sem esfregar.

A aplicação de dose única de radiação em uma pequena área intracraniana (de até 5 cm), com radiação nos tecidos normais circunvizinhos, com baixo risco e sequela neurológica, utilizada no tratamento das malformações arteriovenosas e tumores intracranianos benignos ou malignos. Esse tipo de radioterapia é chamada de:

Assinale a alternativa correta.


Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis