Questões de Enfermagem do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2009

#Questão 359568 - Enfermagem, Geral, FCC, 2009, TRT 16ª, Técnico Administrativo

No local de trabalho, o atendimento inicial em casos de queimaduras varia conforme o grau e a etiologia. Dentre as situações descritas no quadro, o técnico de enfermagem do trabalho deverá adotar as condutas descritas em

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a atenção às urgências em saúde, considerada prioritária, tem sido orientada, a partir de 2003, pela política nacional de atenção às urgências. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O serviço de atendimento móvel de urgências (SAMU) e os serviços associados de salvamento e resgate, sob regulação médica de urgências, compreendem o componente préhospitalar móvel prestado por agentes comunitários de saúde.

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a atenção às urgências em saúde, considerada prioritária, tem sido orientada, a partir de 2003, pela política nacional de atenção às urgências. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

No atendimento pré-hospitalar móvel, são utilizadas ambulâncias, que são veículos do tipo terrestre, aéreo ou aquaviário destinados exclusivamente ao transporte de enfermos.

Acerca da assistência em urgências e emergências, e nos acidentes e atendimentos a múltiplas vítimas, julgue os itens subsequentes.

Um dos métodos mais utilizados na triagem é o START (simple triage and rapid treatment), que identifica as vítimas por fitas coloridas, etiquetas (tarjetas) coloridas ou cartões de triagem. As vítimas consideradas em morte óbvia ou em situações de grande dificuldade para reanimação são identificadas por cartão amarelo.

Uma mulher de 22 anos de idade deu entrada no hospital com quadro de nefrolitíase associado à hidronefrose e pielonefrite. Ela tem, há 4 anos, quadro de dor lombar à esquerda, com cólica episódica, de grande intensidade, associada a náuseas, vômitos e perda de peso. Há seis meses, foi realizado ultrassom de rins e vias urinárias que apontou litíase, hidronefrose no rim esquerdo e nefropatia parenquimatosa no rim direito. O quadro evoluiu com piora da função renal, alterações na urinálise de 24 horas para o clearance de creatinina, e uremia. Refere último episódio de cólica nefrética há 15 dias. Nessa admissão, ela nega náuseas, vômitos, dores ou febre, e encontra-se em regular estado geral, hipocorada, hidratada, acianótica, lúcida, orientada, sem anormalidades na ausculta cardíaca e pulmonar. A frequência cardíaca avaliada foi de 80 batimentos por minuto, a frequência respiratória de 16 movimentos por minuto e a pressão arterial de 130 mmHg x 80 mmHg. Peso corporal de 50,5kg e altura de 1,56 metros. O abdome mostra-se plano, indolor à palpação, normotenso, sem sinais de peritonite ou visceromegalias. Não há queixas gastrointestinais. Os exames laboratoriais indicaram taxas elevadas de uréia e creatinina, leucocitose e anemia. Iniciado antibioticoterapia – ceftriaxona. Com o agravamento da condição, a paciente foi submetida à hemodiálise. Instalado um cateter de duplo lúmen em veia subclávia direita. Programada realização de fístula arteriovenosa. Queixa-se de fadiga, falta de ar, dificuldades para dormir e refere estar preocupada com sua situação e a perspectiva de vir a se submeter à procedimento cirúrgico.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A fístula programada da paciente caracteriza-se por ser um acesso mais permanente e representa a introdução, por via subcutânea, de um material de enxerto biológico ou sintético que permite a anastomose da artéria e da veia, a fim de tornar viável a instalação de agulhas para a realização da hemodiálise.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis