Questões de Enfermagem do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2009

Os cuidados imediatos ao recém-nascido são aqueles dispensados logo após o seu nascimento, ainda na sala de parto. Os principais objetivos são: auxiliar o bebê a fazer a transição da vida intrauterina para a vida extrauterina, assegurar a manutenção de sua temperatura corporal e promover o elo afetivo entre o recémnascido, a mãe e os seus familiares. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir. Ao se aferir os sinais vitais, considerando que alguns recémnascidos ficam agitados ou chorosos quando manipulados, alterando assim os valores da frequência cardíaca e da respiração, é recomendável iniciar a verificação a partir da frequência cardíaca, passando à frequência respiratória e, por último, à temperatura corporal.

Com relação à saúde da criança, julgue os seguintes itens. É necessário que os profissionais de saúde conheçam as condições do meio ambiente em que a criança vive, atentando para as condições físicas, os recursos disponíveis para o sustento da família, a sua constituição, suas crenças, hábitos e valores, bem como considerem aspectos afetivos, culturais e sociais.

Com relação à saúde da criança, julgue os seguintes itens. Avaliar o crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente significa acompanhar seu amadurecimento em dois pontos fundamentais, o biológico e o psicológico. Entre os fatores que poderão determinar seu modo de viver e interagir com o ambiente e as pessoas estão o amadurecimento intelectual e moral.

Com relação à saúde da criança, julgue os seguintes itens. Entre as consequências de ordem sanitária (biológica, psicológica), social e demográfica da gravidez e da maternidade na adolescência, destacam-se as crises no relacionamento familiar; a necessidade de reestruturação e reajustamento familiar; os problemas advindos de gravidez indesejada; o risco em contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Com relação à saúde da criança, julgue os seguintes itens. É responsabilidade do poder público priorizar o atendimento aos direitos da criança e do adolescente, incluindo-se o direito à vida, à saúde, à educação, à alimentação, ao lazer e ao esporte, à cultura, à profissionalização, à dignidade, ao respeito e à convivência no seio da família, sendo fiscalizadores desses direitos, no âmbito federal e estadual, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e, no estadual e municipal, o conselho tutelar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis