Questões de Enfermagem do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2009

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm se constituído em grande problema de saúde pública no Brasil. Julgue os itens subsequentes que abordam os fatores desencadeantes, o diagnóstico e o tratamento dessas patologias. O tratamento da LER/DORT é longo e requer uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar que envolva questões sociais, empregatícias, trabalhistas, previdenciárias e clínicas.

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm se constituído em grande problema de saúde pública no Brasil. Julgue os itens subsequentes que abordam os fatores desencadeantes, o diagnóstico e o tratamento dessas patologias. A medicação utilizada no tratamento da dor provocada pela LER/DORT consiste em analgésicos e anti-inflamatórios para a dor crônica; e psicotrópicos e anestésicos locais para a dor aguda.

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm se constituído em grande problema de saúde pública no Brasil. Julgue os itens subsequentes que abordam os fatores desencadeantes, o diagnóstico e o tratamento dessas patologias. Os trabalhadores diagnosticados com LER/DORT devem evitar as atividades habituais que são executadas em casa, tais como: uso excessivo de computador, lavar e passar grande quantidade de roupa, limpar a casa, carregar sacolas cheias e pesadas, tricotar, dirigir, lavar e polir o carro entre outras.

A Saúde do Trabalhador constitui uma área da saúde pública que tem como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 82 a 90. A saúde do trabalhador é definida como um conjunto de ações de vigilância epidemiológica e sanitária que se destina à promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

Em um paciente de 74 anos de idade, internado há 25 dias na clínica médica do hospital municipal, com diagnóstico médico de câncer brônquico pulmonar, foram identificados pela manhã os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 38 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; pressão arterial de 165 mmHg × 95 mmHg (circunferência do baço = 25 cm). O paciente permanece acamado, com rebaixamento do nível de consciência. A acompanhante (filha) informa que, quatro meses antes, o paciente iniciou quadro de dispneia paroxística a médios esforços e astenia, que aumentaram progressivamente, tendo ocorrido vários episódios de hemoptise, o que os levaram a procurar o hospital. Na internação atual, o paciente apresenta tosse produtiva, com volumosa expectoração purulenta com raias de sangue, expansibilidade pulmonar bastante diminuída na base do hemitórax direito, retração intercostal direita, assimetria acentuada entre os hemitóraces, área de submacicez e ausência de murmúrio vesicular na base direita e presença de roncos e estertores em ambas as bases. Devido à dificuldade para se realizar uma punção venosa periférica, foi instalado cateter de dissecção venosa no membro superior esquerdo da paciente.

Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 13 a 18.

O paciente pode apresentar, associada ao quadro oncológico, uma pneumonia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis