Questões de Enfermagem do ano 2005

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Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2005

#Questão 350698 - Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, CESPE / CEBRASPE, 2005, ANS, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar

Laura, uma senhora de 75 anos de idade, foi admitida em uma clínica médica para tratamento de desidratação severa. A filha informou que a paciente há três semanas reclama falta de apetite, recusando-se a comer nos últimos dias. Associado a isso, na última semana, permaneceu deitada na cama, levantando-se apenas para ir ao banheiro. A avaliação inicial do enfermeiro revelou uma paciente idosa, fraca, letárgica, mas orientada. Com 59 kg de peso, Laura apresenta pele seca, turgor diminuído, úlcera de pressão com destruição das camadas da derme em região do cóccix.

 Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, referentes ao processo de enfermagem.

O diagnóstico de enfermagem de nutrição desequilibrada, menor que as necessidades corporais, é um diagnóstico real confirmado pelos dados de peso e anorexia, conforme a taxonomia II da NANDA.

#Questão 350700 - Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, CESPE / CEBRASPE, 2005, ANS, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar

Laura, uma senhora de 75 anos de idade, foi admitida em uma clínica médica para tratamento de desidratação severa. A filha informou que a paciente há três semanas reclama falta de apetite, recusando-se a comer nos últimos dias. Associado a isso, na última semana, permaneceu deitada na cama, levantando-se apenas para ir ao banheiro. A avaliação inicial do enfermeiro revelou uma paciente idosa, fraca, letárgica, mas orientada. Com 59 kg de peso, Laura apresenta pele seca, turgor diminuído, úlcera de pressão com destruição das camadas da derme em região do cóccix.

 Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, referentes ao processo de enfermagem.

Realizar mudança de decúbito a cada 2 horas é um resultado esperado, relacionado ao diagnóstico de imobilidade, corretamente formulado durante a etapa de planejamento do cuidado focado na paciente.

#Questão 350701 - Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, CESPE / CEBRASPE, 2005, ANS, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar

O ensino está presente na vida profissional do enfermeiro de forma integral, seja na relação com os membros da equipe, seja no relacionamento com o paciente. O enfermeiro tem como objetivo final ajudar o paciente ou seus familiares a aprenderem a manter a saúde, restaurá-la ou adaptar-se às suas novas condições. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Ensino pode ser definido como um processo de ajudar o aprendiz a mudar o comportamento. Tal mudança deve ser sempre observável ou mensurável para que se possa identificar com clareza a aprendizagem ocorrida.

#Questão 350703 - Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, CESPE / CEBRASPE, 2005, ANS, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar

O ensino está presente na vida profissional do enfermeiro de forma integral, seja na relação com os membros da equipe, seja no relacionamento com o paciente. O enfermeiro tem como objetivo final ajudar o paciente ou seus familiares a aprenderem a manter a saúde, restaurá-la ou adaptar-se às suas novas condições. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A aprendizagem envolve mudança e esta constitui um resultado de prática ou de experiência, que pode ser exemplificada quando, ao se tocar em um objeto quente, retira-se a mão imediatamente.

#Questão 350704 - Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, CESPE / CEBRASPE, 2005, ANS, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar

O ensino está presente na vida profissional do enfermeiro de forma integral, seja na relação com os membros da equipe, seja no relacionamento com o paciente. O enfermeiro tem como objetivo final ajudar o paciente ou seus familiares a aprenderem a manter a saúde, restaurá-la ou adaptar-se às suas novas condições. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O ensino para grandes grupos é uma das melhores opções para as práticas de autocuidado, especialmente quando se trata de ensinar técnicas complexas como mostrar ao paciente o cuidado com uma colostomia.

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