Questões de Enfermagem do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2004

A enfermagem como profissão é organizada e estruturada por códigos e leis aceitos e aprovados pela comunidade profissional, devendo ser conhecidos por todos os profissionais da área. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Um profissional de enfermagem que aplica uma medicação em dose errada a um paciente causa danos à saúde ligados a lesão corporal tipificada como infração ética leve, independentemente do tipo de conseqüência acarretada.

A enfermagem como profissão é organizada e estruturada por códigos e leis aceitos e aprovados pela comunidade profissional, devendo ser conhecidos por todos os profissionais da área. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Durante o atendimento pré-natal a uma gestante que acabara de receber a notícia de sua gravidez indesejada, o enfermeiro, percebendo um comportamento de recusa da gestante, remarcou a consulta para a próxima semana.

Nessa situação, o enfermeiro agiu corretamente, pois a gestante necessita amadurecer a idéia para que aceite o diagnóstico.

O processo de enfermagem representa a aplicação do conhecimento científico pelo enfermeiro em seu trabalho. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) n.º 272/2002 regula a implementação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE), tornando-a de registro obrigatório no prontuário do paciente em toda instituição de saúde, pública ou privada.

Quanto aos aspectos referentes à legislação e ao exercício de enfermagem, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um enfermeiro que trabalha no estado do Rio de Janeiro com sua situação de registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RJ) regularizada, transfere-se para o estado de Minas Gerais.

Nessa situação, para exercer suas atividades, o enfermeiro deve solicitar transferência da sede do COREN de origem para o novo destino.

Uma mulher de 42 anos de idade procurou pela primeira vez o posto de saúde com queixas de cefaléia occipital, de leve intensidade, e, eventualmente, escotomas cintilantes. É tabagista crônica e faz uso de anticoncepcional oral. Nega doenças anteriores. O exame clínico mostra que a paciente está em bom estado geral, peso = 110 kg, altura = 1,65 m; circunferência do braço direito de 40 cm; pressão arterial de 170/120 mmHg (medida na posição sentada, no membro superior direito, com manguito padrão); freqüência cardíaca de 90 batimentos por minuto; ritmo cardíaco regular; com hiperfonese de 2.ª bulha; pulmões limpos; abdome e extremidades sem alterações. A paciente é mãe de duas crianças, uma de 4 e outra de 6 anos de idade. Recém-separada do marido, trabalha em tempo integral para sustentar a família. Relata que está dormindo mal à noite e queixa-se de cansaço e falta de atividades de lazer com os filhos. É sedentária, sente-se constrangida em função da obesidade e não tem convívio social. Diz estar sem paciência com as crianças e que deseja mudar de estilo de vida, pois acha que tem estado muito tensa e que isso tem contribuído para seu mal-estar.

Diante da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

A paciente está apresentando hipertensão arterial (HA), definida, conforme classificação adotada pelo Ministério da Saúde, como pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis