Questões de Enfermagem do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 0000

Com relação a doenças diarreicas e respiratórias prevalentes em recém-nascidos e crianças, julgue os itens a seguir. O consumo excessivo de sucos por crianças com faixa etária entre dois anos de idade e seis anos de idade se correlaciona com diarreia crônica e baixo crescimento.

Com relação a doenças diarreicas e respiratórias prevalentes em recém-nascidos e crianças, julgue os itens a seguir. A deficiência quantitativa e qualitativa do surfactante alveolar é a principal causa da síndrome do desconforto respiratório.

Com relação a doenças diarreicas e respiratórias prevalentes em recém-nascidos e crianças, julgue os itens a seguir. Enquanto a proteção oferecida pelo leite materno contra mortes por infecções respiratórias diminui com a idade, a proteção desse alimento contra mortes por diarreia se mantém constante nos primeiros dois anos de vida.

Uma enfermeira de plantão na enfermaria da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) admitiu um recém-nascido pré-termo ou prematuro (RNPT) e iniciou o planejamento dos cuidados de enfermagem. Em relação aos cuidados com a pele do neonato pré-termo, analise as condutas abaixo.

I Deve-se utilizar sabão alcalino ou com hexaclorofeno como forma de manutenção do manto ácido cutâneo dos RNPT, em razão da elevada fragilidade e sensibilidade da pele.

II Para a higienização do cordão umbilical, o mais seguro é o uso de clorexidina alcóolica a 2% ou álcool a 70%. Não se deve usar iodo-povidona rotineiramente pelo risco de absorção sistêmica do iodo e surgimento de hipotireoidismo transitório.

III Os curativos semipermeáveis podem ser utilizados para fixar acessos intravenosos, sondas orogástricas ou nasogástricas, cateteres e acessos centrais, mas deve-se evitar remover os adesivos por pelo menos 24 horas após sua aplicação.

IV O uso de emolientes melhora as condições da pele do RNPT e diminui o risco de infecção por estaflococos coagulase negativo. No entanto, deve-se evitar o uso de emolientes à base de petrolato sem corante, pelo risco maior de irritação grave na pele.

Estão corretas as condutas

O débito urinário de lactentes e crianças pequenas incapazes de usar “comadres” ou de crianças que têm um movimento intestinal a cada micção exigem a aplicação de um dispositivo de coleta. No caso de um lactente que usa fralda com peso seco de 40g e apresenta uma fralda úmida, somente com urina, com peso de 184g, a quantidade de urina anotada pela enfermeira no balanço hídrico será de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis