Questões de Educação Física da SOLER

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da SOLER

O trabalho da Educação Física é muito importante na medida em que possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre a cultura corporal de movimento, e, assim, viabiliza a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Trabalhar esses elementos da cultura e construí-los coletivamente é uma proposta de participação constante eresponsável na sociedade. Em quais séries este trabalho deve ser aplicado aos alunos?

As aulas de Educação Física é o espaço ideal para se trabalharem os jogos cooperativos e claro que não exclusivamente, pois, a idéia é que todo o universo escolar trabalhe aspectos cooperativos. Atualmente as aulas de Educação Física não utilizam como prioridade esse aspecto cooperativo. Muitas escolas promovem eventos competitivos entre suas próprias turmas, onde até mesmo durante as aulas, não só de Educação Física, utilizam metodologias em que deixando de lado os princípios utilizados pelos jogos cooperativos que podem ser atribuídos de diferentes formas dentro da escola (SOLLER, 2003). Qual é o risco de deixarem de lado os jogos cooperativos e promoverem eventos competitivos?

Para Canfield (1996,NULL) “A educação física é importante, pois valoriza a cultura corporal cotidianamente apreendida, e mostra ao aluno que é possível buscar a transformação e a superação desta sociedade em uma sociedade mais justa e digna para todos. As aulas devem ser espaços que oportunizem o desenvolvimento da criatividade e criticidade, para que a criança venha ser autônoma e sujeito das suas próprias ações. Podemos notar com essa citação como a educação física é importante e como trabalha vários pontos da personalidade. Por isso as aulas de educação física devem ser prazerosas. Para que isso aconteça, o que precisamos para que os nossos objetivos sejam amplos e voltados ao grande grupo e ter uma inter-relação sadia?

A educação física escolar até uns 10 anos atrás tinha como seu principal enfoque de avaliação o desenvolvimento motor e melhora da performance, o que era mensurado por meio de métodos de avaliações quantitativas. Já nos dias de hoje, a educação física escolar objetiva englobar, além do desenvolvimento motor, também o desenvolvimento social, afetivo e psicomotor. Qual é o novo instrumento de avaliação utilizado hoje no ensino-aprendizagem?

O que é que retrata a experiência social da humanidade que está relacionada a conhecimentos e modos de ação que englobam entre outros: "conceitos, idéias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes." Como podemos observar os conhecimentos curriculares não se restringem a apenas fatos e conceitos, mas a uma série de formas e saberes culturais essenciais para que se produza o desenvolvimento e socialização dos educandos (LIBÂNEO, 1994).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis