Questões de Educação Física do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2012

O que é que retrata a experiência social da humanidade que está relacionada a conhecimentos e modos de ação que englobam entre outros: "conceitos, idéias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes." Como podemos observar os conhecimentos curriculares não se restringem a apenas fatos e conceitos, mas a uma série de formas e saberes culturais essenciais para que se produza o desenvolvimento e socialização dos educandos (LIBÂNEO, 1994).

No caso de quem os exercícios físicos podem ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Sabendo que a sua prática regular aumenta os benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, ele auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.

Sabendo que as principais características da adolescência inicial são: controle turbulento de muitos órgãos e sistemas; perturbações no equilíbrio bioquímico; ganhos consideráveis em força e controle motor; libertar-se dos adultos em todas as áreas de comportamento; aceitar o eu como pessoa digna de amor; aprender seu lugar nas relações heterossexuais; comporta-se segundo o código do seu grupo social, que sofre freqüentes alterações; reorganizar as idéias e sentimentos sobre o eu, em face de significativas transformações físicas e suas conseqüências; aceitar a realidade do seu aspecto físico; usar a linguagem para expressar e esclarecer conceitos mais complexos (NETTO, 1976). Para o autor qual seria a faixa de idade desta adolescência inicial?

Qual é o período em que o crescimento e o desenvolvimento, são ótimos para influenciar a aprendizagem de um determinado tipo de comportamento. Sendo este o momento em que a maturação das estruturas neuromotoras atingiram as capacidades mínimas necessárias para aprendizagem de determinadas habilidades, antes disso as tentativas resultam de pouca aprendizagem e outros fatores atuam no sentido de dificultar a aprendizagem.

O que o professor tem de fazer para conhecer cada etapa do desenvolvimento tanto motor, quanto cognitivo e sócioafetivo dos alunos para que ele possa atender os objetivos propostos?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis