Questões de Edificações do ano 2025

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Listagem de Questões de Edificações do ano 2025

O ensaio de penetração é um método utilizado para determinar a consistência do ligante asfáltico, ou seja, sua resistência à penetração de uma agulha padronizada. Esse ensaio é importante para classificar o CAP e determinar sua aplicabilidade em diferentes tipos de pavimentos.
O ensaio de penetração consiste em determinar a distância, em décimos de milímetro, que uma agulha padronizada penetra verticalmente em uma amostra de CAP, sob condições específicas de temperatura, carga e tempo.
Analise as afirmativas a seguir sobre o ensaio de penetração.

I. A temperatura do ensaio para o CAP é de 25°C.
II. A carga aplicada sobre a agulha é de 100g.
III. O tempo de penetração da agulha é de 5 segundos.
IV. Quanto maior o valor da penetração, mais consistente é o CAP.

Está correto o que se afirma em: 

A lama asfáltica é um tipo de revestimento asfáltico, largamente utilizado em vias urbanas e rodovias, que consiste na mistura de agregados, cimento asfáltico de petróleo (CAP) e água. A água, nesse caso, atua como agente emulsificante, permitindo a mistura do CAP com os agregados a frio.
Durante a execução de uma obra de pavimentação com lama asfáltica, o engenheiro responsável identificou problemas como exsudação, segregação e baixa resistência do revestimento.
Considerando os fatores que podem influenciar a qualidade da lama asfáltica, analise as seguintes afirmações.

I. A utilização de agregados com granulometria inadequada, como excesso de finos ou de material grosseiro, pode resultar em segregação da mistura e perda de resistência.
II. A falta de controle do teor de água na mistura pode levar à exsudação do ligante asfáltico, comprometendo a durabilidade do pavimento.
III. A qualidade do CAP utilizado, assim como a sua compatibilidade com os agregados, influencia diretamente o desempenho da lama asfáltica.
IV. A temperatura ambiente durante a aplicação da lama asfáltica não interfere na qualidade do revestimento.

Está correto o que se afirma em:

A massa asfáltica fria é uma mistura de agregados minerais, ligante asfáltico e água, projetada para ser aplicada a frio. Essa característica a torna uma opção vantajosa em situações onde o aquecimento da mistura convencional é inviável ou inconveniente, como em serviços de reparo e manutenção de pavimentos.
Um laboratorista está elaborando a dosagem de uma massa asfáltica fria para aplicação em um serviço de tapa-buracos. Ele precisa definir o tipo de emulsão asfáltica a ser utilizada na mistura, considerando as características do projeto e as condições climáticas da região.
Sabendo que a obra será realizada em um local com clima quente e úmido, e que o tráfego na via é de intensidade moderada, qual tipo de emulsão asfáltica seria mais adequado para a massa asfáltica fria? 

 A produção de asfalto de qualidade exige um rigoroso controle em todas as etapas do processo, desde a seleção da matéria-prima até o produto final. As especificações técnicas e normas vigentes devem ser seguidas para garantir a durabilidade, segurança e desempenho adequado do pavimento.
No controle de qualidade do concreto asfáltico, diversos ensaios são realizados para garantir que o produto final atenda às especificações.
Relacione os ensaios (Coluna I) com as suas respectivas finalidades (Coluna II).

Coluna I - Ensaios

1.Ensaio de Penetração 2.Ensaio de Viscosidade Saybolt-Furol 3.Ensaio de Ponto de Fulgor 4.Ensaio de Ductilidade

Coluna II - Finalidades

(__) Determinar a consistência do asfalto. (__) Avaliar a resistência do asfalto à tração. (__) Medir a fluidez do CAP a altas temperaturas. (__) Verificar a segurança do asfalto em relação à inflamabilidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:



#Questão 1102827 - Edificações, Sistemas e Processos Construtivos, VUNESP, 2025, UNESP, Assistente Operacional III - Área de Atuação: Manutenção Predial

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