Questões de Economia da FUNIVERSA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia da FUNIVERSA

David Ricardo, economista inglês, nascido em 1772, desenvolveu uma Teoria que demonstrava que o comércio internacional também seria proveitoso para os países, mesmo que um deles tivesse vantagem sobre o outro na produção de mercadorias. Essa é a Teoria:

O câmbio utilizado nas operações realizadas por viajantes ao exterior que necessitam adquirir recursos em moeda estrangeira para atender suas despesas pessoais fora do país e que são realizadas através das casas de câmbio, denomina-se:

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O teorema da paridade das taxas de juros indica, que, se as taxas de juros domésticas forem mais baixas do que no mercado de um país estrangeiro, a moeda desse país estrangeiro deverá estar sendo vendida com prêmio no mercado a termo (caso em que a taxa de câmbio a termo é superior à taxa de câmbio à vista).

II. A paridade relativa do poder de compra diz que a taxa de variação do nível de preços das mercadorias num país, relativamente à taxa de variação do nível de preços em outro país, determina a variação da taxa de câmbio entre as duas moedas.

III. Uma operação de swap no mercado de câmbio consiste em venda (compra) de uma moeda estrangeira com um acordo simultâneo de recompra (revenda) da moeda numa data futura.

IV. A lei do preço único diz que uma mercadoria custará o mesmo independentemente do país em que seja adquirida.

Uma convenção no mercado internacional consiste em declarar todas as taxas de câmbio, com exceção da libra esterlina, com base no dólar. Contudo, é possível encontrar a taxa cruzada entre duas moedas se soubermos as suas cotações em dólar. Se as cotações diretas do real (Brasil) e do peso Argentino, em relação ao dólar norte-americano, são respectivamente $2,00 e $4,00, a taxa cruzada entre reais e pesos argentinos é igual a:

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Em se tratando de letra de câmbio, o aceite é obrigatório se a letra for à vista, não sendo porém obrigatório, nas modalidades de letra de câmbio com vencimento a prazo.

II. É possível que a letra de câmbio seja garantida por aval, isso ocorrendo, o avalista passa a ser responsável pelo pagamento da mesma forma que o avalizado.

III. A letra de câmbio é uma ordem de pagamento à vista ou a prazo e é criada através de um ato chamado de saque.

IV. A letra de câmbio pode ainda ser à ordem do próprio sacador, hipótese em que este é também o tomador ou beneficiário; ou pode também ser sacada, sobre o próprio sacador, caso em que ele ocupa também a posição de sacado

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis