Questões de Economia da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia da FGV

#Questão 1000693 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2022, SEFAZ-ES, Consultor do Tesouro Estadual - Ciências Econômicas

O site Folha de S. Paulo publicou, no dia 08 de outubro de 2021, notícia intitulada “Carnes, combustíveis e passagem aérea disparam na pandemia; veja a alta de preços”, cujo trecho é reproduzido a seguir:


“Carnes, alimentos diversos, combustíveis e passagem aérea. Esses são alguns exemplos de itens que ilustram a disparada de preços sentida pelos brasileiros durante a pandemia de Covid-19.

O cenário é retratado por um levantamento do economista André Braz, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), a pedido da Folha. Para analisar a escalada da inflação, o pesquisador utilizou resultados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) verificados ao longo da crise sanitária, entre fevereiro de 2020 e setembro de 2021.

A pesquisa, realizada pelo FGV Ibre, contempla sete capitais: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. De fevereiro de 2020 a setembro de 2021, o IPC teve variação de 11,59% em termos gerais.

No recorte por grupos, chama atenção o aumento maior e disseminado por alimentos frequentemente usados em churrascos e festas.

Carnes bovinas (35,31%), frango em pedaços (32,62%), frango inteiro (28,21%) e carnes suínas (25,26%), por exemplo, dispararam (...)”

(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/10/carnes-combustiveis-e-passagem-aerea-disparam-na-pandemia-veja-a-alta-de-precos.shtml)


Dentre as possíveis causas para a disparada de preços dos diferentes tipos de carnes e frango, não é possível mencionar

#Questão 1000695 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2022, SEFAZ-ES, Consultor do Tesouro Estadual - Ciências Econômicas

Um jovem tem apenas duas escolhas: entrar para o crime organizado ou cursar o ensino médio. Considere que “w” é o ganho a ser obtido com atividades criminosas, “p” é a probabilidade de ser preso e “c” é o custo pecuniário com o ensino médio (livros, transporte e mensalidade).


Assim, o custo de oportunidade de cursar o ensino médio é igual a

#Questão 1000697 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Economia de Energia

A figura a seguir mostra a curva de custo de produção de uma empresa hipotética. 


Imagem associada para resolução da questão


Após a análise da curva, é correto afirmar que

#Questão 1000863 - Economia, Economia da Regulação, FGV, 2022, TCU, Auditor Federal de Controle Externo

Ao determinar o modelo regulatório mais adequado, uma restrição surge quando as firmas a serem reguladas declaram custos excessivos não observáveis pelo regulador com o objetivo de obter preços regulados maiores do que seus custos reais, ou quando o regulador pode subestimar os custos reais das firmas ou calcular equivocadamente a elasticidade-preço da demanda por seus produtos.
Nesse caso, o regulador está diante do(a): 

#Questão 1000865 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2022, TCU, Auditor Federal de Controle Externo

Em uma indústria perfeitamente competitiva, sem barreiras à entrada e à saída, e com potenciais entrantes, cada firma tem uma estrutura de custos idêntica, não afetada pela entrada de novas firmas, e igual a c(q) = 75 + q + 3q², para q > 0 e c(0) = 0 , onde q é a quantidade produzida por cada firma. A demanda inversa de mercado é dada por p(Q) = 141 - 0,5Q, em que Q é a quantidade demandada e p o preço.


Então:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis