Questões de Economia da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia da FGV

#Questão 998862 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Ciências Econômicas

É comum um monopolista tentar adotar estratégias de diferenciação de preços de seus produtos como forma de capturar o excedente do consumidor.
Assim, na discriminação de preços de terceiro grau:

#Questão 998863 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Ciências Econômicas

Considere uma firma que utiliza os fatores de produção capital (k) e trabalho (l) e apresenta função de produção  Imagem associada para resolução da questão
Sendo PMgL a produtividade marginal do trabalho e PMgK a produtividade marginal do capital, é correto afirmar que:

#Questão 998865 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Ciências Econômicas

Suponha que haja na economia apenas dois bens, X e Y. Considere um consumidor que esteja maximizando sua função utilidade sujeito à restrição orçamentária.
Considerando que haja um aumento na renda nominal, em relação aos efeitos das variações de renda na demanda marshalliana do consumidor, é correto afirmar que, caso:

#Questão 998866 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Ciências Econômicas

Assuma uma economia de dois bens, x e y, com preços p1 e p2, respectivamente. Considere ainda um consumidor com renda M e função utilidade Cobb-Douglas u(x, y) = xyb , com a e b números reais positivos diferentes de zero e a + b = 1.
Ao resolver o problema do consumidor, a soma das quantidades de bens x e y que maximizam a utilidade do consumidor quando b = 60%, p1 = 0,5p2 e M = 100p1 equivale a:

#Questão 998867 - Economia, MACROECONOMIA, FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Ciências Econômicas

Considere uma economia composta por somente dois bens, 1 e 2, cujas quantidades consumidas são, respectivamente, A e B. Assuma também que em dezembro de 2021 os preços dos bens 1 e 2 sejam, respectivamente, p e q, e o consumidor possua renda M. Suponha que, em janeiro de 2022, o preço do bem 1 sofra um aumento de 80%, o preço do bem 2 sofra um aumento de 40% e a renda do consumidor dobre de valor.
Ao determinar a escolha ótima dos bens 1 e 2, em janeiro de 2022, o consumidor se defronta com a seguinte restrição orçamentária:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis