Questões de Economia da FAUEL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia da FAUEL

A respeito da economia, podem ser registrados os seguintes acontecimentos marcantes:

I - O período de 1968-1973 foi de crescimento acelerado, sendo conhecido como o do “milagre”. Neste período, foi implementado o I PND (Plano Nacional de Desenvolvimento, 1969-1974), que abrangia investimentos no campo siderúrgico, petroquímico, de transporte e energia elétrica.

II - No período 1973-1979, ocorreu o primeiro choque do petróleo, fato que afetou a economia brasileira de forma importante. Estava em vigor o II PND, que enfatizava a necessidade de expansão das indústrias de bens de produção. Nesse período, estimularam-se grandes obras no setor de mineração. Contudo, o país não dispunha de condições internas para suportar os objetivos do II PND, o que contribui para agravamento da situação.

III - A década de 1980 ficou conhecida como “a década perdida”. A economia brasileira foi afetada pelo segundo choque do petróleo (final de 1979) e elevação das taxas de juros no mercado internacional, acarretando aumento expressivo da dívida externa. Outro fenômeno importante foi a presença de altas taxas de inflação.

IV - A década de 1990 pode ser tratada como a década das mudanças, com a abertura da economia. Em 1994 foi implementado o Plano Real, com objetivo de combater a inflação e promover a estabilização econômica.

De acordo com o exposto:

No que se refere aos agregados macroeconômicos e identidades contábeis, pode-se afirmar, exceto que:

Supondo que um país realize as seguintes operações (em dólares): exportações no valor de $110 milhões; importações de $ 90 milhões; recebe empréstimos externos da ordem de $20 milhões; recebe donativos do exterior de $5; paga fretes no valor de $20 e amortizações no valor de $10:

Considere uma empresa que tenha um custo fixo total de R$50 mil, custo variável médio de $30 e preço de venda por unidade de produto de $55. A fim de programar o nível de produção que não gere prejuízo, a quantidade a ser produzida no ponto de nivelamento será:

Considere as seguintes proposições:

I - A elasticidade-preço cruzada da demanda mede a variação percentual na quantidade procurada de bem x com relação à variação percentual no preço do bem y, coeteris paribus. Se x e y forem substitutos, a elasticidadepreço cruzada da demanda será positiva, ou seja, um aumento no preço de um bem deve provocar elevação da quantidade demandada do outro.

II - Produtos inelásticos a preços são aqueles em que as variações percentuais na quantidade demandada são menores do que as mudanças percentuais no preço do produto.

III - Podem ser citados como fatores que influenciam a magnitude da elasticidade-preço da demanda a disponibilidade de bens substitutos, a essencialidade do bem e a importância do bem quanto a seu peso no orçamento do consumidor.

IV - Suponha que, conforme a renda da população aumenta, as pessoas compram mais de determinado produto, mas a fração da renda gasta com este produto diminui. Então, podemos concluir que a elasticidade-renda deste produto é positiva, mas menor que 1 e, portanto, trata-se de um bem normal.

V - Como a curva de oferta mede uma relação entre quantidade ofertada e preço, a resposta do produtor às variações em preço pode ser medida através da elasticidade-preço da oferta, a qual expressa a mudança percentual na quantidade ofertada de um produto devido a uma variação relativa no preço.

Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis