Questões sobre História Econômica e Economia Contemporânea

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História Econômica e Economia Contemporânea

A respeito da industrialização no Brasil na primeira metade do século 20 e do processo de substituição de importações, julgue (C ou E) o item a seguir. 


A Teoria da Substituição de Importações é definida como o processo de simplesmente produzir internamente os produtos que antes eram importados, sendo os bens de capital necessários para tanto produzidos por empresas estatais nacionais. 

A respeito da industrialização no Brasil na primeira metade do século 20 e do processo de substituição de importações, julgue (C ou E) o item a seguir. 


O setor têxtil predominou na pauta de produção industrial brasileira até 1930, quando se iniciou o governo de Getúlio Vargas.

#Questão 1000100 - Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, FGV, 2022, SEFAZ-BA, Agente de Tributos Estaduais - Administração e Finanças

A crise financeira internacional de 2008 é considerada por muitos economistas como a pior crise econômica desde a Grande Depressão (Crise de 1929).

Com relação às causas, características e consequências da crise de 2008, analise os itens a seguir.


I. Uma das causas da crise foi o crescimento desordenado do crédito para os chamados subprime mortages, ou seja, grupos de elevado risco, como desempregados e pessoas sem renda comprovada.


II. As agências avaliadoras de risco – Standard & Poor’s, Fitch e Moody’s – alertaram antes de 2008 – em vão – que os CDO’s (obrigações de dívida com garantia) não eram investimentos de qualidade, uma vez que as pessoas não teriam condições de quitá-los.


III. Como medida de contenção da crise, os EUA implementaram o Programa de Alívio de Ativo Problemático, que previu a liberação de bilhões de dólares em socorro aos bancos, para mitigar o contágio sobre a economia real.


Está correto o que se afirma em

No período 1950-1980, o processo de desenvolvimento econômico brasileiro norteou-se pela adoção de diversos Planos Nacionais de Desenvolvimento, visando a acelerar a industrialização e melhorar as condições sociais.

Um desses Planos, implementado no período 1956-1960, por ter mobilizado incentivos direcionados a diversos setores da economia brasileira, como infraestrutura, indústrias de bens de capital e bens de consumo duráveis, entre outros, é avaliado como um dos mais sólidos programas em prol da industrialização no Brasil.


O programa mencionado, efetivado no período 1956- 1960, é o

O Plano Real, implementado a partir de 1994, é avaliado como um dos mais importantes e bem-sucedidos programas de estabilização inflacionária no Brasil.


Um dos fatores que contribuíram para o sucesso do Plano Real foi a(o)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis