Questões sobre História Econômica e Economia Contemporânea

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História Econômica e Economia Contemporânea

Considerando as principais reformas estruturais dos anos 90 do século XX, julgue o item a seguir. 


A liberalização comercial, ocorrida entre 1990 e 1993, reduziu barreiras não tarifárias e extinguiu as proibições de importações. 

Considerando as principais reformas estruturais dos anos 90 do século XX, julgue o item a seguir. 


A unidade real de valor (URV) marcou a transição entre o cruzeiro real e o real e teve papel fundamental para o equilíbrio das expectativas dos agentes. 

#Questão 998627 - Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Política Econômica e Sistema Financeiro

Em relação às medidas adotadas no país para enfrentamento da crise financeira global de 2008/2009, ou os impactos dessa crise sobre a economia nacional, assinale (V) para a afirmativa correta e (F) para a falsa.

( ) Houve redução das reservas bancárias e da taxa de juros pelo BACEN.
( ) Como a situação fiscal era favorável, adotou-se política fiscal expansionista, incluindo redução do IPI de automóveis, linha branca, materiais de construção, dentre outros.
( ) A posição externa favorável, com nível elevado de reservas e posição líquida credora, fez com que o impacto da desvalorização cambial sobre as finanças públicas fosse atenuado.

As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 998631 - Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Política Econômica e Sistema Financeiro

Entre as características e objetivos da Nova Matriz Econômica, adotada no governo Dilma, não é possível mencionar

Acerca das finanças públicas, julgue o item a seguir, considerando a política fiscal sobre as receitas e as despesas do governo.  

O regime fiscal que vigora no Brasil é conhecido como de restrição orçamentária fraca, devido ao fato de que as despesas públicas discricionárias dos entes da Federação devem se adaptar ao volume das receitas tributárias, ao mesmo tempo em que os recursos transferidos pelos fundos constitucionais de participação dos estados e dos municípios são vinculados às despesas sociais obrigatórias. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis