Questões sobre Estruturas de Mercado

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estruturas de Mercado

Julgue os itens seguintes acerca das estruturas de mercado.

Oligopólios se comportam estrategicamente no mercado de maneira ilícita e devem ser controlados por agentes reguladores de mercado.

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se aí, consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A existência, na indústria farmacêutica, de patentes para novos medicamentos confere poder de monopólio aos fabricantes desses remédios, que trabalham na parte inelástica da curva de demanda desses produtos, garantindolhes, assim, a obtenção de lucros máximos.

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se aí, consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A empresa americana Procter & Gamble, que comercializa, no Brasil, produtos como pastilhas Vick, sabão em pó Ariel e os aperitivos Pringles, constitui um exemplo bem-sucedido de firma dominante de um oligopólio baseado na liderança de preço e que utiliza, para reduzir o crescimento de suas rivais e preservar a sua posição de dominância, a diversificação de marcas similares, as quais, inclusive, competem entre si.

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se aí, consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

No mercado de refrigerantes, a rivalidade entre a Coca-Cola e a Pepsi-Cola constitui um exemplo típico de força competitiva, que se origina na disputa entre formas concorrentes para a obtenção de uma vantagem competitiva que lhes permita melhorar a posição no mercado.

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se aí, consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

As alianças estratégicas correspondem a acordos de cooperação entre firmas para a obtenção de economias de escala na produção/promoção de vendas, de forma a facilitar o acesso aos mercados e a compartilharem a tecnologia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis