Questões sobre Desenvolvimento e Crescimento Econômico

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Desenvolvimento e Crescimento Econômico

#Questão 998630 - Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Política Econômica e Sistema Financeiro

Em relação à evolução da desigualdade a partir de 2000, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A queda expressiva do coeficiente de Gini se deu principalmente pela recuperação dos salários na renda e pela queda da desigualdade da renda do trabalho.
( ) Um fator determinante para a melhoria da distribuição de renda foi a melhora dos indicadores educacionais, com ampliação significativa do acesso à educação básica.
( ) O aumento dos benefícios previdenciários, decorrente da política de valorização do salário mínimo, foi um fator que contribuiu para amenizar a redução da desigualdade, visto que os idosos se concentram nos estratos intermediários de renda.

As afirmativas são, respectivamente, 

#Questão 998717 - Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, FGV, 2022, Senado Federal, Comunicação e Tecnologia da Informação

Considere a Teoria dos Ciclos Reais de Negócios, a qual busca explicar os ciclos de negócios a partir do referencial clássico. Considerando a possibilidade de substituição intertemporal na oferta de trabalho, no caso de um choque tecnológico, a oferta e demanda agregadas

#Questão 999447 - Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, IADES, 2022, ADASA, Regulador de Serviços Públicos - Economia

[...] temos grandes oportunidades com a transição demográfica. Na Europa, demorou 60 anos para o número médio de filhos por mulher passar de três para dois. No Brasil, foram só 19 anos para isso acontecer.
Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2022, com adaptações.
Tendo em vista o perfil demográfico brasileiro, assinale a alternativa correta. 

Segundo Nogami (2018), existem indicadores tradicionais e novos indicadores. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:


1. O desenvolvimento econômico não deve ser analisado apenas com base nos indicadores de crescimento do produto global ou o crescimento do produto per capita, e sim por outros indicadores que reflitam mudanças na qualidade de vida da população de uma economia.

2. Existem três grandes grupos de indicadores que seguem as definições estabelecidas pelo Banco Mundial: Indicadores Vitais, Indicadores Econômicos e Indicadores Sociais.

3. Indicadores Econômicos são considerados indicadores tradicionais e estão divididos em estruturais e de disponibilidade de bens e serviços. Os indicadores estruturais são: renda per capita, bens básicos de consumo, bens produtivos e insumos, serviços básicos e, serviços sociais. Já os indicadores de bens e serviços são: força de trabalho, recursos naturais, capital, estrutura da produção e, estrutura da distribuição da renda.

4. Indicadores sociais são considerados tradicionais e estão agrupados em: a) Estrutura social, b) Mobilidade social, c) Representação no sistema político, d) Participação social e, e) Sistema de concentração da produtividade.

5. São considerados novos indicadores o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Corrupção Percebida (ICP).


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

Considerando o crescimento e o desenvolvimento econômico, julgue (C ou E) o item a seguir. 


Economistas como Jeffrey Sachs atribuem a fatores geográficos, como a propensão à incidência de malária, uma contribuição substantiva para as diferentes trajetórias de crescimento e a presença de armadilhas de pobreza. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis