Questões sobre Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas

Julgue os itens subseqüentes a respeito do desenvolvimento econômico e social.

Observa-se nos últimos anos um envelhecimento da população brasileira, bem como uma redução das taxas de natalidade. Com isso, políticas públicas direcionadas para modernização e melhoria da qualidade do ensino seriam mais eficazes do que políticas públicas voltadas para ampliação de vagas.

Do século XX para cá, a produção industrial mundial cresceu significativamente, a população mundial dobrou e a renda per capita cresceu entre 15 e 20 vezes, ou seja, houve desenvolvimento econômico e social. A partir destas averiguações, julgue os itens a seguir.

O princípio de cobrança do ICMS propicia uma melhor redistribuição de renda entre os estados da federação brasileira.

Ao produzir, uma fábrica de pneus não leva em consideração a dificuldade de absorção, pela natureza, das carcaças de pneus usados. Logo,

A ação do Estado é crucial para garantir a produção eficiente e eqüitativa de bens públicos, bem como de bens privados ofertados pelo setor público. Baseando-se nos princípios básicos da economia do setor público e das finanças públicas, julgue os itens subseqüentes.

A existência de bens públicos puros - não-excludentes e não-rivais - justifica a intervenção do Estado na economia, visto que esses bens não são eficientemente providos pelo setor privado.

Considere o enunciado a seguir.

“Se os agentes econômicos pudessem negociar sem custos de transação e com a possibilidade de obter benefícios mútuos, o resultado eliminaria as externalidades e alocaria eficientemente os recursos, independente de como estejam determinados inicialmente os direitos de propriedade.”

Tal proposição

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis