Questões sobre A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80

Se as medidas econômicas implementadas no início dos anos 80 do século passado se concentraram em debelar a crise da dívida externa, as que se seguiram, nessa mesma década, tiveram como principal meta o combate do processo inflacionário em curso. Acerca dessa conjuntura, julgue os itens que se seguem.

As primeiras medidas de combate à inflação anunciadas pelo governo da Nova República possuíam caráter ortodoxo, como o ajuste fiscal e o controle monetário.

A partir da década de 80 do século passado, proliferaram os planos de estabilização, que visavam, sobretudo, ao controle da inflação. Acerca das especificidades desses planos, julgue os itens a seguir.

Nos dois primeiros meses, março e abril, do Plano Cruzado, não ocorreu aumento dos salários reais embora tenham sido concedidos pelo governo aumento do salário mínimo e abono salarial, o que comprova a manutenção do baixo uso da capacidade industrial instalada em 1986.

Com respeito a temas da história econômica brasileira, julgue C ou E.

As sistemáticas valorizações cambiais da moeda brasileira, nos anos 80 do século passado, foram o principal instrumento do governo para produzir os superavit comerciais necessários ao equilíbrio do balanço de pagamentos, dado que a conta de transações correntes era fortemente deficitária em razão dos pagamentos associados à dívida externa.

O setor público apresentou uma expansão considerável no Brasil ao longo dos últimos anos, concomitantemente diversas iniciativas no âmbito da política fiscal foram experimentadas para lidar com o equilíbrio entre receitas e despesas públicas. Acerca das experiências brasileiras no campo das finanças públicas, julgue os itens de 85 a 88.

A segunda metade dos anos 80 do século passado foi marcada pela forte expansão do deficit público. O crescimento desse deficit deveu-se, em parte, à alta da inflação, que elevou o valor nominal da dívida e, por consequência, o pagamento de juros, apesar de o período registrar um forte aumento da carga tributária, devido ao imposto inflacionário.

Se observarmos a economia brasileira, entre 1980 e 1984, poderemos notar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis