Questões de Economia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia do ano 2022

O período 1967-1973 marcou uma das fases mais dinâmicas da economia brasileira, quando a taxa média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) anual foi de 10,2%, alcançando um pico de 14% em 1973. A despeito do inquestionável dinamismo da economia, o período é também conhecido como “milagre” brasileiro.


Uma das distorções flagrantes do “milagre” foi o(a)

Nas últimas décadas, observou-se enorme transferência de fábricas operadas por filiais de empresas multinacionais para os países em desenvolvimento da Ásia. A tendência de fragmentação da produção de bens e serviços, em afiliadas localizadas em diferentes países, refletiu a opção estratégica das empresas multinacionais por especialização em produtos finais, partes, peças e componentes, levando à disseminação do que se convencionou denominar cadeias globais de valor.

De acordo com a nova teoria do comércio internacional, os principais fatores que explicam a disseminação das cadeias globais de valor são:

O conceito de transição energética atual está relacionado a grandes mudanças na matriz energética no mundo.

Essa transformação ocorre na direção de uma economia de

#Questão 1000309 - Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Gás e Bioenergia

O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e social de qualquer sociedade. Ele reflete tanto o ritmo de atividade nos setores industrial, comercial e de serviços, quanto a capacidade da população em adquirir bens e serviços tecnologicamente mais avançados. Entre os setores que mais consomem energia, destaca-se a indústria. No Brasil, de acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) de 2019, a participação era de 28,4%, em 1970, e passou para 32,0%, em 2019 (EPE, 2019). Por outro lado, a indústria vem perdendo participação no PIB brasileiro, como pode ser constatado por dados do IBGE (2019), passando de 29,2% do PIB, em 1970, para 16%, em 2019.
A evolução da participação da indústria no consumo de energia e no PIB pode ser vista na figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa
( ) No período avaliado houve diminuição da intensidade energética na indústria.
( ) Por intensidade energética pode-se entender como a razão entre o consumo agregado de energia e o Produto Interno Bruto.
( ) A dinâmica dos subsetores que compõem o segmento industrial contribuiu para as modificações na estrutura de consumo de energia no período. Setores mais intensivos em energia apresentaram forte expansão no período. São exemplos dessa expansão os segmentos de ferro-gusa e aço, papel e celulose, não ferrosos e outros da metalurgia, e ferro-ligas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

#Questão 1000310 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Gás e Bioenergia

A Elasticidade-Preço da Demanda compara a variação percentual na quantidade demandada com a variação percentual do preço, conforme apresentado na curva da demanda a seguir. 

Imagem associada para resolução da questão


A partir da observação da curva acima, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis