Questões de Economia do ano 2017

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Listagem de Questões de Economia do ano 2017

#Questão 640659 - Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, CESPE / CEBRASPE, 2017, SEE/DF, Analista de Gestão Educacional

Os gráficos precedentes apresentam, como percentual do produto interno bruto (PIB), a evolução das necessidades de financiamento do setor público (NFSP), do resultado primário e da despesa com juros, conforme apuração do Banco Central do Brasil. A partir dessas informações e dos conceitos de contabilidade fiscal, julgue os itens seguintes.

Os resultados primários, deficitários em 2014 e 2015, foram impactados pelo aumento da despesa com os juros incidentes sobre a dívida pública, que se elevaram por força de uma política monetária contracionista.

Os gráficos precedentes apresentam, como percentual do produto interno bruto (PIB), a evolução das necessidades de financiamento do setor público (NFSP), do resultado primário e da despesa com juros, conforme apuração do Banco Central do Brasil. A partir dessas informações e dos conceitos de contabilidade fiscal, julgue os itens seguintes.

Quanto maior for a taxa de juros incidente sobre a dívida pública, maiores serão os superávits primários para estabilizar a dívida como proporção do PIB.

Com relação às políticas econômicas e aos seus instrumentos, julgue os itens subsecutivos. A elevação da alíquota do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para os automóveis que não contassem com pelo menos 65% de insumos fabricados no Brasil, iniciada no ano de 2012, representou espécie de barreira comercial.

Considerando as informações apresentadas, julgue os itens a seguir, acerca das funções econômicas do Estado e de suas formas de atuação.

Por meio da implantação de UPPs em comunidades carentes dominadas pelo crime organizado, o Estado atuou no âmbito de sua função alocativa, garantindo a oferta do bem público segurança.

Considerando as informações apresentadas, julgue os itens a seguir, acerca das funções econômicas do Estado e de suas formas de atuação.

As necessidades públicas, de que são exemplos a mobilidade urbana e a educação, são interesses gerais da coletividade satisfeitos por meio de serviços públicos, cuja prestação é de responsabilidade do Estado.

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