Questões de Economia do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia do ano 2010

Julgue os itens que se seguem, referentes à evolução da economia brasileira e da política econômica até o ajuste de 1999.

No primeiro semestre de 1999, o governo migrou do sistema de metas de inflação para o de âncora cambial, mantendo a valorização do real como instrumento vitorioso. Nesse período, a inflação foi reduzida.

O estudo da economia brasileira contemporânea é importante para entender os desafios e as restrições a que ela está sujeita. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

No período pós-Plano Real, o tripé de políticas formado pelo sistema de metas de inflação, austeridade fiscal e câmbio flutuante constituiu uma base sólida, a partir da qual se pode estruturar o crescimento a longo prazo da economia brasileira, com baixa inflação e equilíbrios fiscal e externo.

Com relação às questões de desenvolvimento econômico e social, incluindo os conceitos básicos da economia do meio ambiente, julgue os itens a seguir.

O Plano Real, além de reduzir substancialmente os níveis de pobreza, contribuiu também para diminuir o grau de desigualdade da economia brasileira, tornando-o significativamente inferior àqueles prevalecentes antes da implementação desse plano.

Acerca da evolução histórica da economia brasileira, julgue os seguintes itens.

As explicações teóricas para o fenômeno da inflação no Brasil restringem-se exclusivamente a duas correntes básicas: a tese estruturalista e a tese monetarista.

As políticas ou ações de desenvolvimento regional no Brasil, nos últimos 50 anos, ocorreram em várias frentes. Nessa perspectiva, analise os seguintes itens.

I - a criação de Brasília, que é um nódulo importante do sistema de transportes do país, construída num espaço geográfico até então relativamente vazio;

II - os incentivos fiscais para o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste atraindo projetos para essas regiões;

III - o desenvolvimento da infraestrutura de transporte, energia e telecomunicações das regiões mais pobres, propiciando investimentos nessas áreas;

IV - a descentralização incentivada do setor de serviços financeiros, que é um grande gerador de empregos.

Dentre os itens listados acima, geraram desenvolvimento regional APENAS

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis