Questões de Economia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia do ano 2006

A teoria macroeconômica envolve o estudo do comportamento e da mensuração dos grandes agregados econômicos e aborda temas como inflação, desemprego, desequilíbrios externos e crescimento econômico. Utilizando os conceitos fundamentais dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.

No longo prazo, políticas fiscais discricionárias que envolvam manipulações dos impostos e dos gastos públicos são particularmente úteis para reduzir a taxa de desemprego, de forma que fique abaixo da taxa natural.

A globalização da economia mundial torna particularmente importante a análise dos princípios que norteiam as relações econômicas entre países. Utilizando conceitos da economia internacional, julgue os itens que se seguem.

O acordo de Bretton Woods, que consagrou o dólar como a única moeda conversível em uma taxa fixa em relação ao ouro, constitui um referencial para o sistema monetário internacional porque introduziu um conjunto de regras e uma administração coletiva para se garantir o acesso de estados nacionais a créditos temporários para equilibrar a balança de pagamentos.

Com relação a aspectos macroeconômicos do funcionamento do setor público, julgue os itens subseqüentes.

Os adeptos da visão monetarista e da teoria das expectativas racionais acreditam que a fixação de regras para a condução da política monetária contribui para aumentar as instabilidades macroeconômicas.

Com relação a aspectos macroeconômicos do funcionamento do setor público, julgue os itens subseqüentes.

Constitui exemplo de política fiscal discricionária a situação em que o Banco Central reduz as taxas de juros para minimizar os efeitos deletérios de uma crise externa sobre o crescimento econômico.

Em um mundo globalizado, a análise dos princípios que norteiam as relações econômicas entre países é particularmente importante. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 92 a 96 que se seguem.

A formação de um mercado comum, por exigir a coordenação das políticas internas e externas, requer a existência de instituições supranacionais, que permitam gerenciar essas políticas de forma relativamente homogênea, nos diferentes países

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis