Questões de Economia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia do ano 2006

#Questão 566495 - Economia, Estruturas de Mercado, ESAF, 2006, ANEEL, Especialista em Regulação (Prova 2

Suponha que um monopolista se defronta com uma curva de demanda q=80-p, onde "p" é o preço do bem e "q" a quantidade do bem. Sua função custo total é c=10q. Pode-se afirmar que o preço que maximiza o lucro do monopolista é

#Questão 566496 - Economia, Estruturas de Mercado, ESAF, 2006, ANEEL, Especialista em Regulação (Prova 2

Com relação às estruturas de mercado oligopólicas, analise as seguintes afirmações e assinale a opção correta.

I. No modelo da curva de demanda quebrada de oligopólio, para preços acima do preço que prevalece atualmente, a curva de demanda é mais elástica, enquanto para preços abaixo dos que prevalecem atualmente, a curva de demanda é mais inelástica.

II. O modelo de Bertrand com duas empresas e um bem homogêneo é caracterizado por ter um preço de equilíbrio igual ao custo marginal de produção.

III. No modelo de Cournot com mais do que duas firmas, quanto menor for a participação da empresa no mercado, mais elástica será a curva de demanda com que ela se defronta.

#Questão 566497 - Economia, Estruturas de Mercado, ESAF, 2006, ANEEL, Especialista em Regulação (Prova 2

Com relação à concorrência monopolística, julgue as afirmações abaixo e assinale a opção correta.

I. Quanto mais bem-sucedida for a empresa A na diferenciação do seu produto daqueles produzidos por firmas que vendem produtos similares, mais elástica será a curva de demanda pelo produto da empresa A.

II. A entrada de mais firmas com produtos similares leva, no equilíbrio, a tangência entre a curva de demanda e a curva de custo médio.

III. O equilíbrio na competição monopolística é eficiente no sentido de Pareto pois as firmas operam com lucro zero.

#Questão 566498 - Economia, Estruturas de Mercado, ESAF, 2006, ANEEL, Especialista em Regulação (Prova 2

Suponha que um monopolista se defronte com dois mercados separados A e B e que não pode haver nenhuma espécie de contato entre os compradores dos dois mercados. Suponha que as curvas de demandados mercados A e B sejam, respectivamente, QA=200-PA e QB=300-2PB, onde QA e QB são as quantidades demandadas do bem nos mercados A e B, respectivamente, PA e PB são os preços do bem nos mercados A e B, respectivamente. Suponha também, que a função custo total do monopolista seja C = Q2+20Q, onde Q representa a produção total do bem pelo monopolista (Q=QA+QB). Pode-se afirmar que, em equilíbrio:

#Questão 566499 - Economia, Estruturas de Mercado, ESAF, 2006, ANEEL, Especialista em Regulação (Prova 2

Com relação à formação de preços em monopólio, considere as seguintes informações relativamente a um bem produzido por um monopolista: custo total = 4y, onde y é a quantidade do produto; elasticidade-preço da demanda = - 2. Pode-se afirmar que o índice de Lerner de poder de monopólio e a taxa de mark-up são, respectivamente

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis