29101 Q235939
Direito Administrativo
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

São bens públicos dominicais

29102 Q235926
Direito Administrativo
Ano: 2006
Banca: CONESUL Fundação de Desenvolvimento

Com relação aos bens públicos:

I. As terras ocupadas pelos índios pertencem à União e são inalienáveis.

II. A alienação de bens imóveis pertencentes ao poder público dependerá de autorização legislativa, avaliação prévia e licitação realizada sempre na modalidade leilão.

III. Os bens públicos são gravados de forma absoluta pela imprescritibilidade, impenhorabilidade e não-oneração por direitos reais de garantia.

 

29103 Q235903
Direito Administrativo
Ano: 2006
Banca: Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

As frases abaixo dizem respeito ao conceito, à natureza e aos fins da administração pública.

I. Administração pública é a gestão de bens e interesses qualificados da comunidade no âmbito federal, estadual ou municipal, segundo os preceitos do direito e da moral.

II. Administração pública é o conjunto de órgãos e serviços do Estado e objetivamente é a expressão do Estado agindo "in concreto" para satisfação de seus fins de conservação, de bem estar individual dos cidadãos e de progresso social.

III. A natureza da administração pública é a de um múnus público para quem a exerce, isto é, a de um encargo de defesa, conservação e aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade.

IV. Os fins da administração pública resumem-se num único objetiv...

29104 Q235867
Direito Administrativo
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A estrada, a repartição pública e o terreno público sem destinação específica, nessa ordem, classificam-se como bens públicos
29105 Q235865
Direito Administrativo
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Quanto ao regime jurídico, os bens imóveis públicos são

29106 Q235859
Direito Administrativo
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Quanto aos bens públicos, é correto afirmar:

29107 Q235853
Direito Administrativo
Ano: 2006
Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)
O art. 17 da Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, estabelece regras para a alienação de bens imóveis da Administração Pública e dispensa a licitação nos casos abaixo indicados, com exceção de um que não está em conformidade com as previsões desta Lei. Aponte-o:
29108 Q235851
Direito Administrativo
Ano: 2006
Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

O regime jurídico dos bens de domínio público confere-lhes características especiais. Entre as opções abaixo, aponte aquela que não atende a essa condição:

29109 Q235847
Direito Administrativo
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No que tange aos bens públicos, é INCORRETO:

29110 Q235845
Direito Administrativo
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A administração pública deve oferecer à coletividade serviços que podem ser essenciais ou apenas, úteis à comunidade. No sentido de atender às necessidades da sociedade, a administração pública possui entidades organizadas para prover os serviços públicos de forma direta ou por delegação sob normas e controles estatais. Acerca de serviços, patrimônio, bens públicos e controles, julgue os itens a seguir.

Os bens públicos imóveis são avaliados pelo valor de aquisição ou pelo custo de produção ou de construção. Esses bens podem ser reavaliados.