Listagem de Questões sobre Geral
Existe hoje uma tendência em contextualizar e ampliar os processos de educação em dança. Qual das alternativas abaixo descreve CORRETAMENTE o t ripé q ue s erve d e b ase p ara a proposta metodológica da Dança no Contexto, da estudiosa Isabel Marques?
Rotular e definir a dança de espetáculo torna-se cada vez mais difícil, devido ao processo de hibridez que vem acontecendo nesse campo e nas artes cênicas de um modo geral. Com relação a isso, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A dança contemporânea é sempre, e fundamentalmente, apresentada com dramatização teatral.
( ) Performance e performance art vêm acontecendo no Brasil aproximadamente desde a década de 1960, promovendo uma fusão de linguagens artísticas.
( ) Performance é um termo que refere-se à expressão cênica, presente em todas as formas de arte.
( ) Com a dança expressionista alemã, vemos a ruptura de binários como dança/teatro, corpo/ mente e movimento/texto.
( ) A dança contemporânea é abrangente, incluindo dança-teatro, técnicas de artistas específicos, improvisações estruturadas, instalações e outras linhas estéticas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Com relação à improvisação, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Ao improvisar, o(a) dançarino(a) se envolve completamente, vivendo o aqui e o agora numa ação que muitas vezes é, simultaneamente, o criar e o apresentar.
( ) Momentos de inspiração como insight, que atuam internamente no(a) dançarino(a) durante uma improvisação, servem como uma voz direcionando a ação.
( ) O medo do erro ou do fracasso, devido à ausência de coreografia estabelecida, pode bloquear o(a) dançarino(a), com uma sensação de caminhar rumo ao desconhecido.
( ) Em montagens coreográficas, dançarinos(as) são chamados(as) a improvisar, pois esta é a fase inicial do processo coreográfico.
( ) O ato de improvisar e estimular a criatividade oferece liberdade, mas deve ser submetido a limites, adaptação e controle para que o(a) artista possa se desenvolver.
Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos. A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças.
( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade.
( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando.
As afirmativas são, respectivamente,
Caboclinho é uma dança
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