Questões sobre Área: Biotério

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Área: Biotério

Eutanásia, do grego “eu”- bom - e “thanatos”- morte -, constitui-se no modo humanitário de matar o animal, sem dor e com mínimo desconforto. É a prática de causar a morte de um animal de maneira controlada e assistida para alívio da dor e/ou do sofrimento. Segundo as diretrizes do CONCEA-2013 são considerados métodos “recomendados” para os animais adultos da ordem Rodentia:

I. Decapitação por equipamento de uso específico e comercialmente disponível.

II. Barbitúricos intravenoso ou intraperitoneal (neste caso com associação de anestésicos locais).

III. CO2, desde que sejam seguidas as recomendações dessa diretriz.

IV. CO.

V. Exsanguinação por punção cardíaca após anestesia geral.

O ciclo reprodutivo de ratas é denominado ciclo estral e pode ser dividido em proestro, estro, metaestro e diestro. A ovulação ocorre do começo do proestro até o fim do estro. Cada fase é caracterizada pela presença diferenciada de três tipos celulares distintos: células epiteliais, cornificadas e leucócitos. Por meio do esfregaço vaginal, as células predominantes nas fases estro e metaestro são respectivamente:

O biotério deve ser uma área com temperatura, umidade, ventilação e luz controlados a fim de promover conforto e bem-estar aos animais. Levando em consideração recomendações para roedores, os valores para cada uma destas características são respectivamente:

Segundo a Diretriz Brasileira de Prática para cuidado e utilização de Animais para fins científicos e didáticos (DBPA) de 14 de agosto de 2012, biotério é definido como o local onde são criados ou mantidos animais para serem usados em atividades científicas ou didáticas, que possua controle das condições ambientais, nutricionais e sanitárias. Além disso, a mesma Diretriz define 3 tipos de biotério: Criação, Manutenção e Experimentação. É correto afirmar que:

Assinale a alternativa que contém os protocolos que já possuem métodos alternativos para a substituição progressiva de testes com animais.

I. Toxicidade aguda.

II. Obtenção de células-tronco de cordão umbilical.

III. Irritação e corrosão ocular.

IV. Infusão intracerebroventricular.

V. Potencial de fototoxicidade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis