Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado CARGO/ÁREA do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado CARGO/ÁREA do ano 2017

“A proteção dos recursos hídricos envolve o monitoramento e a avaliação de sua qualidade ao longo dos rios, estabelecendo metas e controlando as descargas de poluentes, de forma que um nível aceitável de qualidade da água seja mantido. A compreensão da autodepuração dos corpos de água constitui em elemento básico para a adoção dessas medidas e ações”. (Andrade, 2010) Com relação à autodepuração de corpos de água, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas.

( ) A autodepuração é um processo natural, no qual cargas poluidoras de origem orgânica lançadas em um corpo de água são neutralizadas, podendo ser entendida como um fenômeno de sucessão ecológica.

( ) O processo de autodepuração se desenvolve ao longo do tempo e da direção longitudinal do curso de água, em estágios de sucessão ecológica, que são fisicamente identificados por trechos, divididos em zona de águas limpas, zona de decomposição ativa e zona de recuperação.

( ) A zona de águas limpas está localizada em região à montante do lançamento do efluente (caso não exista poluição anterior) e também após a zona de recuperação. Essa região é caracterizada por elevada concentração de oxigênio dissolvido e vida aquática superior.

( ) A zona de decomposição está localizada à jusante do ponto de lançamento, sendo caracterizada por uma diminuição inicial na concentração de oxigênio dissolvido e presença de organismos mais resistentes. Trata-se de região onde a concentração de oxigênio dissolvido atinge o valor mínimo e em cuja vida aquática predominam bactérias e fungos (anaeróbios).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

O sistema de esgotamento sanitário de um município localizado no oeste do estado do Paraná atende, aproximadamente, 67,63% da população da sede municipal e é formado por redes coletoras de esgoto divididas em 4 sub-bacias de esgotamento, devido à topografia e hidrografia da região, cinco estações elevatórias e uma estação de tratamento. A vazão de tratamento de esgoto, atualmente, é de 23 L/s, mas possui vazão nominal de 30 L/s. O sistema é constituído por tratamento preliminar (gradeamento, desarenador e calha Parshall) e tratamento secundário (constituído por dois reatores tipo UASB, seguidos por um filtro percolador). A concentração de matéria orgânica inicial (medida indiretamente por Demanda Química de Oxigênio – DQO) é de 400 mg/L e a concentração de DQO na saída do UASB e do filtro percolador são, respectivamente, 100 mg/L e 20 mg/L.

Com base nos dados apresentados, qual é a eficiência de remoção de matéria orgânica (em %) do UASB, do filtro percolador e do conjunto (UASB + filtro)?

A área urbana de um município do Paraná localiza-se na confluência de dois rios principais, em função da qual foi dado o nome à cidade. Nesse município, pretende-se desativar a Estação de Tratamento de Esgoto existente e implantar uma nova ETE, para atender 100% da área urbana, a ser instalada após a união dos rios que desaguam no rio principal. Porém, para verificar se a eficiência do tipo de tratamento escolhido atenderá à legislação vigente quanto ao padrão de lançamento, será necessário avaliar qual será o impacto do lançamento do esgoto tratado nesse curso de água, por meio da equação da mistura, ou seja, qual será a concentração de matéria orgânica (medida em demanda bioquímica de oxigênio – DBO, dada em mg/L) na mistura a jusante do lançamento do efluente tratado da ETE. A vazão do Rio 1 é de 30.000 m3/d e a concentração de DBO é de 2 mg/L; O Rio 2 possui vazão de 20.000 m3/d e uma concentração de DBO de 4 mg/L. A vazão de projeto da ETE será de 4.320 m3/d e a concentração de matéria orgânica no efluente tratado (prevista) é de 60 mg/L, considerando o limite máximo estabelecido pela Resolução Estadual, que é de 90 mg/L. Os rios, segundo o enquadramento dado pela Portaria SUDERHSA, são de classe 3, ou seja, a DBO máxima permitida é de 10 mg/L, após mistura.

Com base nos dados apresentados, a concentração da mistura após o ponto de lançamento do efluente tratado na ETE seria de aproximadamente:

No Paraná, na maioria das estações de tratamento de esgoto, é utilizado o tratamento anaeróbio para a remoção da matéria orgânica. Os reatores anaeróbios utilizados são do tipo RALF (Reator Anaeróbio de Leito Fluidizado), desenvolvido pelos projetistas da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) na década de 90, ou do tipo UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), desenvolvido pelo pesquisador Lettinga, da Holanda, na década de 70. Os sistemas anaeróbios são operados pela SANEPAR, mas a primeira ETE do Estado foi construída na década de 70 e é um sistema totalmente aeróbio. Pode ser estabelecida uma série de comparações entre os sistemas, mas, atualmente, as pesquisas indicam que a combinação dos sistemas pode apresentar inúmeras vantagens.

Comparando os sistemas aeróbios e anaeróbios, considere as seguintes afirmativas:

1. No sistema aeróbio (com presença de oxigênio), a conversão da matéria orgânica é completa, sendo transformada em energia, CO2 e material celular para o crescimento bacteriano, produzindo muito lodo biológico. No sistema anaeróbio acontece a degradação da matéria orgânica em função de um consórcio de micro-organismos, porém a conversão da matéria orgânica não é completa, e pela ausência de oxigênio no meio, um dos subprodutos da conversão é o gás metano, que pode ser aproveitado como forma de energia.

2. Os sistemas anaeróbios são tecnicamente mais baratos, pois apresentam maior facilidade de operação, menores áreas e equipamentos simplificados, enquanto os sistemas aeróbios, mesmo os simplificados, como lagoas aeróbias, necessitam de grandes áreas de instalação. Quando estas não forem disponíveis, processos mecanizados podem ser implantados, requerendo o consumo de energia e o maior nível de operação, incluindo mão de obra qualificada, o que encarece o sistema.

3. O tratamento anaeróbio é eficiente na remoção de nutrientes, pois realiza maior fotossíntese, elevando o pH e promovendo a volatização da amônia (NH3) e a precipitação parcial do fósforo.

4. O sistema anaeróbio remove DBO na ordem de 80 a 90%, sendo necessário o pós-tratamento. Os sistemas aeróbios podem alcançar eficiências de remoção de DBO acima de 90%. As bactérias e sólidos sedimentáveis, voláteis e inertes, nas duas formas de tratamento, geram um subproduto denominado lodo, cuja proporção é 20% maior no processo anaeróbio do que no aeróbio.

Assinale a alternativa correta.

Com relação à hidrologia, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A palavra hidrologia vem do grego “hydor”, que significa água, e “logos”, que significa estudos. Tem como base principal os estudos relacionados ao ciclo hidrológico e as interferências das ações antrópicas sobre ele, fundamental nas atividades relacionadas ao saneamento básico. É um ciclo fechado da movimentação da água na litosfera, constituído por precipitação, infiltração, escoamento superficial e subterrâneo, evapotranspiração e evaporação.

( ) A bacia hidrográfica é um conjunto de canais de escoamento da precipitação das chuvas que se interligam formando a bacia de drenagem, delimitada por divisores de águas, conforme o relevo e a geografia local.

( ) Na precipitação, a água que está na atmosfera em forma de vapor se condensa, atingindo assim a superfície terrestre em forma de chuva, orvalho, neblina ou neve. O estudo da chuva é importante para projetos hidrológicos de municípios, sendo que o papel da infiltração é o mais importante entre as etapas do ciclo hidrológico, pois reabastece os aquíferos e diminui o escoamento superficial.

( ) O estudo da hidrologia exerce grande influência na escolha de fontes de abastecimento de água, em projetos de obras hidráulicas, de drenagem e irrigação do solo, de controle de inundações, de aproveitamento hidroelétrico, de operação de sistemas hidráulicos complexos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis