Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área da UFES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área da UFES

Sobre a limpeza da camada pictórica, analise as afirmativas a seguir:

I. Devem ser realizados testes de solubilidade em todas as áreas da pintura, pois as cores podem ter reações diferentes quando submetidas ao mesmo solvente.

II. No processo de limpeza é indispensável que o restaurador analise a composição da estrutura da pintura e a composição da estrutura da matéria que se deseja eliminar, as propriedades físicoquímicas dos produtos utilizados e seus efeitos sobre a obra.

III. Se a pintura foi realizada com tinta a óleo não é necessário o teste em todas as cores da pintura, pois seu aglutinante garante uma fixação adequada à tinta, mas o teste de solubilidade deverá ser realizado na área de maior extensão da cor.

IV. Conforme os materiais que se pretende eliminar, a superfície da pintura pode ser limpa a seco, para a remoção de partículas sólidas de sujidades superficiais ou soltas, e também pode ser realizada limpeza úmida, com a utilização de água, de detergentes ou de solventes.

V. Se o verniz apresenta uma oxidação muito acentuada, o processo da limpeza superficial pode ser suprimido, pois essa sujidade também será removida quando houver remoção do verniz, agilizando dessa forma os trabalhos no atelier.

É CORRETO o que se afirma em

Analise as afirmativas, a seguir, sobre o preenchimento das lacunas existentes na camada pictórica:

I. O nivelamento deverá manter a máxima correspondência com a natureza da pintura, tanto em elasticidade como com as características do entorno da lacuna.

II. A cor e o brilho da reintegração dependem do tipo de material utilizado no nivelamento.

III. O nivelamento será aplicado com espátula, para grandes áreas de perdas, e com pincel, para áreas pequenas e pontuais.

IV. O nivelamento ficará no mesmo nível que a superfície da pintura.

V. No processo de aplicar o nivelamento, é inevitável que uma parte da massa se sobreponha à pintura em volta da lacuna. Em uma área reduzida bem planificada, não há necessidade de a massa ser removida pois essa desaparecerá quando aplicada a reintegração cromática.

É CORRETO o que se afirma em

Analise as afirmativas a seguir sobre os princípios da restauração da obra de arte propostos por Brandi (2004):

I. a integração deverá ser sempre e facilmente reconhecível.

II. a matéria de que resulta a imagem só é insubstituível quando colaborar diretamente para a figuratividade da imagem, como aspecto e não como estrutura.

III. qualquer intervenção de restauro prescreve quando não torna possível intervenções futuras.

IV. a complementação de lacunas consiste em substituir o elemento figurativo desaparecido por meio de uma integração analógica.

É CORRETO o que se afirma em

Analise as afirmativas, a seguir, sobre a conceituação de distintos momentos da obra de arte, estabelecidos por Brandi (2004).

I. Duração: período da exposição de uma obra de arte, enquanto essa ainda é formulada pelo artista.

II. Intervalo: período que se inicia imediatamente após o fim do processo criativo, em que a consciência do expectador atualiza em si a obra de arte.

III. Átimo: período da fulguração da obra de arte na consciência do expectador.

IV. Declínio: período em que se inicia o processo de degradação da obra de arte.

V. Retorno: período em que se iniciam as ações restaurativas da obra de arte.

É CORRETO o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis