Questões sobre Restaurador

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Restaurador

A umidade ambiental e a temperatura são dois fatores de degradação das obras de arte que se inter-relacionam e cujos efeitos se combinam e que provocam danos físicos à matéria orgânica, favorecem trocas químicas e criam o meio ideal à proliferação e à deterioração biológica ou biodeterioração. Sobre aspectos da umidade ambiental, é INCORRETO afirmar

Analise as afirmativas a seguir sobre técnicas pictóricas:

I. O óleo é uma técnica pictórica em que se utiliza a mistura de um ou mais pigmentos em pó, em dispersão ou dissolvidos em um óleo secante, a que se acrescenta, geralmente, um aditivo e que resulta em uma pasta pictórica de consistência oleosa.

II. O guache é uma mistura de pigmentos com aglutinante aquoso, a que se juntou uma proporção grande de pigmentos inertes, de forma a se obter uma pasta pictórica consistente, e com poder de cobertura, cuja principal qualidade é a transparência.

III. A tinta acrílica constitui-se, geralmente, por uma dispersão de polímeros acrílicos em um solvente orgânico misturado a pigmentos, que pode ser diluída em água, mas, uma vez seca, forma uma película forte e flexível, solúvel em água.

IV. A técnica mista compreende o uso conjunto de duas ou mais técnicas pictóricas ou artísticas, na produção de um quadro.

É CORRETO o que se afirma em:

Os conventos franciscanos construídos no Brasil “[...] caracterizam-se por uma organização espacial muito adequada ao nosso clima, à trama dos núcleos urbanos onde surgiram e, no que respeita à topografa e à paisagem [...]” Zanini (1983, p. 140). Sobre esses conventos é INCORRETO afirmar que

Entre as etapas que constituem o processo de restauração de um bem cultural, destaca-se a reintegração cromática. Atualmente, essa intervenção baseia-se em um programa de restauração que respeita conceitos e procedimentos predefinidos e fundamentados em duas premissas: uma a que se refere ao valor histórico da obra de arte, e outra a que se refere ao seu valor estético. De acordo com essas premissas, é INCORRETO afirmar:

Analise as descrições das etapas de aplicação da técnica do esgrafiado ou esgrafito em estofamentos:

I. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

II. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com guache, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

III. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos por meio da marcação de linhas delicadas sobre a preparação, com ferramentas de ponta fina.

IV. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, quando em fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, e em sua maioria, zoomorfos.

É CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis