Listagem de Questões sobre Geral
A realização correta do eletrocardiograma exige que o operador do eletrocardiógrafo compreenda o significado das derivações eletrocardiográficas e conheça suas características e os locais convencionais (e especiais) onde devem ser posicionados os eletrodos para configurá-las. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
As derivações aumentadas dos membros (aVR, aVL e aVF) registram as diferenças de potencial entre eletrodos posicionados nos membros (braço direito, braço esquerdo e perna esquerda, respectivamente) e a central terminal de Wilson (localizada no eletrocardiógrafo).
Na derivação precordial V1, o eletrodo explorador (positivo) é convencionalmente posicionado no plano horizontal que passa pelo 3.º espaço intercostal direito e na borda esternal direita.
Para registrar a derivação precordial V4, posiciona-se o eletrodo explorador no plano horizontal que passa pelo 5.º espaço intercostal esquerdo e na linha hemiclavicular esquerda.
Para o registro do eletrocardiograma na derivação V6, o eletrodo explorador deve ser posicionado no plano horizontal que passa pelo 6.º espaço intercostal esquerdo e na linha axilar anterior esquerda.
Conforme a situação clínica, algumas derivações especiais podem ser registradas. São consideradas derivações especiais: V3r, V4r, V7, V8, derivação de Lewis e a esofágica, por exemplo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}